21/02/2023 às 16:12, atualizado em 03/03/2023 às 15:56

Programa Mão na Massa treina equipe de Samambaia para manutenção de vias

Com 30 técnicos da Novacap, programa passará, até o fim de 2023, por todas as RAs capacitando profissionais das administrações regionais

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Tapa buraco, chove, abre buraco. Esse é o problema que a Novacap vem solucionando, por meio do treinamento de manutenção e conservação de vias urbanas no DF, para melhorar a qualidade das entregas para a população.

[Olho texto=”“Esses treinamentos otimizam a qualidade dos trabalhos de tapa-buraco entregues para as comunidades, garantem a segurança, trafegabilidade e qualidade de vida para a população do Distrito Federal”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa Mão na Massa, lançado em 2022, vem capacitando as equipes de recuperação de vias das administrações regionais, com o fornecimento de maquinário, massa asfáltica e treinamento técnico da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav). Formado por três equipes, o Mão na Massa atua com 30 profissionais da Novacap, que orientam sobre o processo de compactação do asfalto ao buraco, evitando trincas, fissuras, erupções e surgimento de novos buracos na mesma área recuperada.

Equipe da Administração Regional de Samambaia passa por treinamento com os técnicos da Novacap | Fotos: Kiko Paz/Ascom Novacap

A cidade da vez é Samambaia, onde a equipe da administração passa pelo treinamento. “Esses treinamentos otimizam a qualidade dos trabalhos de tapa-buraco entregues para as comunidades, garantem a segurança, trafegabilidade e qualidade de vida para a população do Distrito Federal”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Em 2022, os atendimentos priorizaram as regiões com o maior número de protocolos de tapa-buraco registrados na Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF), que possuíam indicativos de risco de acidentes, perda de mobilidade e redução da qualidade de vida. Com isso, o programa passou por Ceilândia, Gama, Taguatinga, Planaltina, Sobradinho, Varjão, Fercal, Cruzeiro, Santa Maria, Lago Norte e Lago Sul. Nesses locais, foram utilizadas 1.600 toneladas de massa asfáltica.

A capacitação feita pela Novacap inclui o fornecimento de maquinário, massa asfáltica e treinamento técnico da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias

Em 2023, a previsão é passar pelas demais regiões, que têm menor número de pedidos protocolados na Ouvidoria do GDF de incidência de buracos, como Brazlândia, Sobradinho, Sobradinho II, Candangolândia, Águas Claras, Park Way, Scia, Jardim Botânico, Itapoã, Vicente Pires, Arniqueira, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Sudoeste/Octogonal, Recanto das Emas, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Planaltina, Paranoá, Santa Maria e Samambaia. Nessas cidades, a Novacap projeta utilizar 1.300 toneladas de massa asfáltica.

Com a passagem por essas regiões, o programa Mão na Massa vai concluir o treinamento em todo o DF. A chefe da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav), Walquiria Marra Rodrigues, fala sobre a importância dessa ação. “A capacitação nos leva ao aprimoramento da mão de obra e agrega mais qualidade nas entregas”, afirmou.

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Atendimento expresso

Além do fornecimento da massa asfáltica, a Novacap realiza o atendimento expresso, um serviço de tapa-buraco em caráter emergencial que é realizado em locais específicos de grande circulação (que oferecem maior risco de acidentes), como vias comerciais, setores hospitalares, setores bancários, entre outros. Esse atendimento é realizado por uma equipe especial, com equipamentos diferenciados, uma vez que esses locais geralmente não têm espaço para dar acesso a caminhões e compactadores.

Usina

Os serviços de tapa-buraco são realizados durante todo o ano no Distrito Federal. Em 2022, a usina da Novacap produziu mais de 27 mil toneladas de concreto betuminoso usinado a quente. Esse volume foi utilizado para que a Novacap e outros órgãos, como administrações regionais, DER e Governo Federal, realizassem obras e manutenção nas vias do DF. Em 2023, a projeção é produzir cerca de 30 mil toneladas, além das aquisições externas.

*Com informações da Novacap