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25/02/2023 às 13:35, atualizado em 03/03/2023 às 15:50
Iniciativa estreia com peças inspiradas em exposição ‘Orixás’, do artista plástico Josafá Neves; lançamento oficial será em 8 de março
A marca brasiliense Onírica lança a primeira série de peças visuais inspiradas em produções artísticas. A coleção de estreia traz roupas com estampas africanas da exposição Orixás – Geometria, Símbolos, Cores, do artista plástico Josafá Neves. A iniciativa recebe incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)
O lançamento da série Orixás está marcado para 8 de março, às 19h, com apresentação online de um desfile em vídeo e do catálogo das peças pelas redes sociais. Também será publicado um vídeo com o making of da produção.
Os produtores culturais Márcia Gomes e Hugo Gomes – mãe e filho – desenvolveram a marca a partir do sonho de misturar moda com arte e cultura. “Desde 2010, eu e Hugo trabalhamos com muitos artistas plásticos e sempre ficávamos inspirados com a construção visual, com o pensamento de que poderíamos colocar aquele conceito em uma roupa, um acessório, um item de decoração”, relembra Márcia Gomes.
Márcia Gomes revela que a escolha pela palavra “onírica” veio da alusão à realização de sonhos. “Quando escolhemos o nome da marca, pensamos em dar ênfase ao universo dos sonhos, que podem ser grandes dicas para as realizações da nossa vida”, completa. “Ao olharmos para os sonhos como objetos concretos de possibilidades, a nossa realidade se torna muito mais rica, mais abundante em todos os sentidos”, diz ela.
A obra Orixás – Geometria, Símbolos, Cores é composta por pinturas em óleo sobre tela, esculturas de cerâmica representando as cabeças dos orixás, entre pinturas e gravuras diversas. Nascido no Gama, Josafá Neves expôs a coleção em junho do ano passado no Museu Vivo da Memória Candanga.
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O artista plástico intitulou as peças da coleção como mantos sagrados. “Não são simplesmente estampas ou desenhos, são trabalhos que remetem à simbologia e às cores de cada orixá, com inspiração em tecidos africanos e na espiritualidade africana”, conta Neves.
Serviço
Lançamento do desfile em vídeo e do catálogo com as peças visuais
– Data: 8 de março, às 19h; no mesmo dia, será divulgado o link do canal no YouTube pelo Instagram da marca.