27/02/2023 às 13:44, atualizado em 03/03/2023 às 15:48

Sala de comando do Túnel de Taguatinga começa a ganhar forma

Paredes que dividem o grande vão em setores já passam por requadração para receber portas e janelas

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A sala técnica do Túnel de Taguatinga já começa a tomar forma. Onde antes se via um grande salão de 1.734 m², paredes são erguidas para separar as diversas áreas que ocuparão o espaço. A requadração das portas e janelas também está em execução, dando pistas de como vai ficar o espaço dedicado ao comando operacional do complexo viário.

Sala de comando do Túnel de Taguatinga terá 49 portas de diferentes modelos e grandezas | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Requadrar é criar um vão na alvenaria com as dimensões necessárias para fazer o encaixe de portas e janelas – trabalho minucioso, em especial quando o tamanho das estruturas varia muito. É o caso da sala de comando do Túnel de Taguatinga, que terá 49 portas de diferentes modelos e grandezas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Algumas medem 1,10 x 2,10 m, outras 80 cm x 2,10 m. Temos também modelos de 1,70 x 2,10 m, usados nas salas de bateria e de transformador. Esses equipamentos são grandes”, cita o engenheiro civil Renes Cândido, um dos responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga. “Serão 36 portas de alumínio e 13 portas corta-fogo”. As 21 janelas também seguirão modelos variados, a maioria com esquadrias de alumínio.

A área técnica do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem subterrânea, logo acima da laje superior. Além de quadros de alimentação, o espaço vai abrigar centrais de monitoramento, três geradores de energia, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio. Os tanques, com capacidade para 50 mil litros de água cada, já estão prontos.

Sala de comando do Túnel de Taguatinga começa a ganhar forma