28/02/2023 às 19:38, atualizado em 03/03/2023 às 15:44

Inscrições para cursos de educadores na Eape começam nesta quarta (1º)

São 90 especialidades de formação continuada e 9 mil vagas disponíveis para o primeiro semestre. Os candidatos podem se inscrever até 13 de março

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O ano de 2023 começou com uma oportunidade para o professor ou gestor da rede pública de ensino do Distrito Federal aprimorar ainda mais seus conhecimentos com os cursos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). São 9 mil vagas para o primeiro semestre de 2023 em 90 cursos com carga horária de 60, 90, 120 e 180 horas. As inscrições começam nesta quarta-feira (1º) e seguem até o dia 13.

O gerente de Formação Continuada das Etapas da Educação Básica, Julio Cesar, destaca o trabalho da Eape na formação dos servidores | Foto: Álvaro Henrique/Secretaria de Educação do DF

Os cursos ofertados pela Eape têm por finalidade básica a formação continuada docente, que vem sendo entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial. Com isso, pode-se assegurar um ensino de melhor qualidade aos alunos de toda a rede.

“São dezenas de cursos oferecidos para a nossa rede, cada um com sua especificidade diferente. Atendemos a alfabetização, que é uma política pública importantíssima, com oferta de cursos de letramento, leitura e escrita. Outra importante etapa atendida é o Novo Ensino Médio (NEM), que traz para os docentes toda a perspectiva de trilhas e itinerários formativos que compõem essa etapa”, explica Julio Cesar, da Gerência de Formação Continuada das Etapas da Educação Básica (Geteb).

Novidades

Este ano, a Eape segue com a reformulação de alguns dos cursos ofertados. “Além da renovação do catálogo dos cursos na área da tecnologia, teremos o lançamento da eletiva do Projeto Na Moral e o projeto de transição dos 8 e 9 anos também do Na Moral. Teremos ainda o curso de projetos exitosos de combate à violência contra meninas e mulheres. Essa formação consiste na análise e reflexão de experiências exitosas desenvolvidas na rede com a possibilidade de criação de novas ações”, pontua a subsecretária da Eape, Maria das Graças de Paula.

[Olho texto=”“É a maneira dos nossos servidores se manterem atualizados e melhorarem, assim, o atendimento aos nossos alunos e familiares. Essa formação também visa melhoria dos resultados educacionais e a recuperação das aprendizagens”” assinatura=”Maria das Graças de Paula, subsecretária da Eape” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os cursos fazem parte da matriz de formação da Eape, que levanta as necessidades de formação indicadas pelas demais subsecretarias e Coordenações Regionais de Ensino – CREs. “É a maneira dos nossos servidores se manterem atualizados e melhorarem, assim, o atendimento aos nossos alunos e familiares. Essa formação também visa melhoria dos resultados educacionais e a recuperação das aprendizagens”, completa Graça.

Em 2022, foram disponibilizados 218 cursos de formação com carga horária de 60, 80, 90, 120 e 180 horas, pela plataforma Sigeape da Eape. Também no ano passado, 18.843 servidores foram atendidos só no Projeto Eape Vai à Escola, uma iniciativa da Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico e Pesquisa (Diop) que, de acordo com a Portaria nº 55, de 24 de janeiro de 2022, prevê que os professores e servidores da rede pública de ensino do Distrito Federal façam formação continuada durante o período de coordenação ou em horário de trabalho.

Eape vai à Escola

As ações de formação continuada do Projeto Eape vai à Escola são realizadas por meio de duas estratégias:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

? Oficinas de 30h ministradas por formadores da Eape, na modalidade EaD ou presencial, com três encontros (9 horas online e/ou presencial) e 21 horas indiretas, sempre às terças e quintas-feiras. As temáticas trabalhadas atendem às solicitações dos responsáveis pelas unidades escolares e os participantes das oficinas recebem certificação.

? Salas de coordenação, que consistem em ações formativas com três horas de duração e envolvem temáticas variadas para debater e promover reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, de forma presencial ou síncrona (por meio do Canal Eape no YouTube e/ou via plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou Zoom).

Fique atento aos prazos
Inscrições nos cursos de formação continuada da Eape
– Período: 1º a 13 de março
– Sorteio: 14/3/2023
– Vagas remanescentes: 14 a 19 de março
Clique aqui para fazer sua inscrição (a partir de 1º de março): https://sigeape.se.df.gov.br/app_Login

*Com informações da Secretaria de Educação do DF