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28/02/2023 às 14:09, atualizado em 03/03/2023 às 15:46
O sistema foi restabelecido por volta de 13h15; faixas exclusivas para ônibus poderão ser utilizadas por veículos leves nas rodovias distritais e nas vias urbanas até as 23h59 de hoje
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que o sistema foi restabelecido por volta de 13h15 e já voltou a operar normalmente. Na manhã desta terça (28), a circulação de trens foi interrompida, tendo as estações sido fechadas depois da perda de sinalização causada por rompimento de cabos de fibra ótica decorrente de atos de vandalismo. Também houve furto de cabos de energia.
[Olho texto=”As faixas exclusivas para ônibus poderão ser utilizadas por veículos leves até as 23h59 de hoje, segundo o DER-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
As faixas exclusivas para ônibus poderão ser utilizadas por veículos leves nas rodovias distritais e nas vias urbanas até as 23h59 de hoje, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). A liberação das faixas exclusivas contemplam os corredores da Estrada Parque Taguatinga (EPTG / DF-085), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075), do Setor Policial, do Eixo Monumental e das W3 Sul e Norte.
Tão logo foi identificado o problema de sinalização, as equipes de manutenção e tecnologia foram acionadas para fazer a varredura do sistema e identificar as causas do problema que atingiu 135 mil pessoas – média de passageiros que circula no Metrô-DF em dias úteis.
Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltassem a circular o mais brevemente possível. Diversas equipes foram mobilizadas – dos setores de manutenção, tecnologia, energia e segurança.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) foi informada e, de imediato, determinou o reforço de linhas de ônibus. A Polícia Civil também foi acionada e já adotou providências, incluindo a perícia do local.
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, informa que, em relação a ocorrências de vandalismo, principalmente furtos e rompimento de cabos, a companhia tem tomado uma série de providências.
“Nos últimos meses, intensificamos as rondas na parte interna e externa do sistema a pé e por meio de viaturas. Houve reforço do quadro de vigilância patrimonial, ações de roça e capina e melhorias na iluminação na via para melhorar a visualização durante as rondas preventivas e também a instalação de concertinas para inibir a entrada de pessoas estranhas ao sistema”, enumera.
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Estão sendo instalados 60 mil metros de concertinas ao longo de todo o trecho e 16 mil metros de grades metálicas. Ambas as operações já estão praticamente concluídas.
Além disso, o Metrô-DF tem atuado em parceria com os órgãos de segurança pública para inibir furtos e roubos no sistema.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) alerta que o vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo os mais de 6 milhões de passageiros que utilizam os sistemas metroferroviários diariamente, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.
Em 2021, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o país registraram 3.864 ocorrências, que geraram R$ 14,5 milhões de impacto financeiro estimado, fora o desgaste operacional e para a população.
Os casos de vandalismo e furto de cabos e fios têm se mostrado um problema crescente nos sistemas metroferroviários nos últimos anos. Em 2021, entretanto, o número desses episódios aumentou muito, superando em quase três vezes (ou 300%) aqueles ocorridos em 2020.
*Com informações do Metrô-DF e DER-DF