Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/03/2023 às 14:48
Avaliação verificou o funcionamento de 22 dos 52 aparelhos. O sistema de exaustão da passagem subterrânea será totalmente automatizado
Os ventiladores responsáveis pelo sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga passaram pelo primeiro teste de funcionamento. Na tarde de ontem (28), 22 equipamentos foram avaliados, todos eles instalados no trecho que vai da altura da Avenida Comercial até a Elmo Serejo. A testagem dos outros 30 aparelhos, acomodados no restante da passagem subterrânea, depende da chegada de sete painéis de energia.
“Esse teste serviu para verificarmos o funcionamento dos ventiladores – o desempenho foi satisfatório – e para adequarmos a orientação do fluxo de ar”, comentou um dos engenheiros eletricistas do Túnel de Taguatinga, Renato Sales. “Alguns aparelhos estavam girando no sentido inverso ao desejado. Fizemos uma simples reprogramação de software e a direção foi ajustada.”
[Olho texto=”Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme necessidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A testagem feita em parte dos ventiladores só foi possível porque os primeiros quadros de energia do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. Dos 14 painéis que vão alimentar os equipamentos do complexo viário, nove já estão devidamente posicionados na sala de comando.
Ao todo, o Túnel de Taguatinga terá 52 ventiladores. A qualidade do ar no lado sul da passagem subterrânea, sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG), será garantida por 22 aparelhos. Já o lado norte terá 30 aparelhos. Isso porque os veículos irão trafegar contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem. Daí a necessidade de um sistema de exaustão mais potente.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Segundo o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi, sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme necessidade.
“Se houver um engarrafamento intenso ou até um incêndio dentro do túnel, a rotação aumenta o suficiente para aspirar a fumaça e lançá-la para fora da passagem”, explica Terenzi. Três geradores darão autonomia de até 60 minutos para os ventiladores, em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.