03/03/2023 às 14:07, atualizado em 03/03/2023 às 14:19

Sala técnica do Túnel de Taguatinga recebe os primeiros quadros de energia

Nove dos 14 painéis que vão alimentar os equipamentos do complexo viário já estão sendo instalados

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Os primeiros quadros de energia do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. Dos 14 painéis que vão alimentar os equipamentos do complexo viário, nove já estão devidamente posicionados na sala de comando. Eles serão responsáveis por atender os ventiladores e as luminárias da passagem subterrânea, no trecho que vai da altura da Avenida Comercial até a Avenida Elmo Serejo.

Nove quadros de energia já estão posicionados na sala de comando do Túnel de Taguatinga | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A sala técnica do Túnel de Taguatinga começou a ser preparada para receber os quadros de alimentação em dezembro. A construção das duas bases de concreto maciço responsáveis por sustentar os painéis levou cerca de um mês para ser concluída. Cada uma delas tem 7 m de comprimento por 0,90 cm de largura, com uma altura de 20 cm.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em cima dos blocos de apoio, uma canaleta de aço galvanizado foi instalada para receber o cabeamento dos quadros de energia. “Temos painéis de média e baixa tensão que alimentam diversos equipamentos essenciais para o funcionamento do túnel”, detalha o engenheiro eletricista da obra Renato Sales Santos. “Alguns módulos são destinados ao sistema de exaustão, outros para a iluminação, um deles para o nobreak”.

A área técnica do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem, logo acima da laje superior. Além dos quadros de alimentação, o espaço de 1.734 m² vai abrigar centrais de monitoramento, três geradores de energia, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio. Os tanques, com capacidade para 50 mil litros de água cada, já estão prontos.

Sala técnica do Túnel de Taguatinga recebe os primeiros quadros de energia