04/03/2023 às 11:08, atualizado em 04/03/2023 às 14:35

Teatro dos Sentidos é atração deste fim de semana no Espaço Renato Russo

Com estímulos sensoriais para videntes e não videntes, as peças ‘Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos’ e ‘Feliz Ano Novo’ serão apresentadas neste sábado (4) e domingo (5)

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O Teatro dos Sentidos e seu caldeirão de emoções é uma boa pedida para a agenda do fim de semana na capital. Após uma longa temporada de duas décadas no Rio de Janeiro, o projeto fará duas apresentações – uma voltada aos adultos e outra ao público infantil – neste fim de semana no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Bem diferente das peças de teatro convencionais, o público – exceto os deficientes visuais – é vendado antes da performance principal, característica que identifica o espetáculo. A produção conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) no valor de R$ 115 mil.

As apresentações são gratuitas, mas os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla.

O público – exceto os deficientes visuais – é vendado antes da performance do Teatro dos Sentidos | Fotos: Divulgação

Em Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos, o simpático fantasma da obra de Maria Clara Machado anima a garotada; já para o público adulto, a peça se chama Feliz Ano Novo e foi escrita pela produtora Paula Wenke, também idealizadora do Teatro dos Sentidos. O elenco é praticamente todo brasiliense. Dos 19 artistas, apenas o ator e bailarino mineiro Oscar Capucho e Kakau Berredo, carioca, não são da capital federal.

“As pessoas mergulham numa viagem interna, em que se sentem protagonistas daquela apresentação. Muitas saem ‘tocadas’, um pouco incomodadas com a nossa proposta teatral”, observa Paula Wenke. “E o fato do público não enxergar os atores nos permite explorar os outros sentidos – tato, olfato e paladar – de maneira mágica”, conta.

Segundo a idealizadora do espetáculo, o fato do público não enxergar os atores permite explorar os outros sentidos – tato, olfato e paladar

Ao final da peça, o público, já sem as vendas, pode conferir uma exposição de artes plásticas e visuais instalada no palco, que reúne obras de mais de 20 artistas de Brasília. Todas elas são inspiradas em algum elemento das performances. Já no espetáculo infantil, os pais recebem um guia informativo a respeito dos dados populacionais das pessoas com deficiência e sugestões de diálogo com seus filhos sobre a importância do respeito às diferenças.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Arte inclusiva

Outro aspecto de relevância do projeto é a inclusão de pessoas com deficiência nas peças teatrais. “Sempre busco que o elenco tenha 25% de atores com alguma deficiência” , pontua Paula. O mineiro Oscar, deficiente visual, é o mais conhecido deles: dá aulas na Universidade Federal de Minas Gerais, é bailarino, ator profissional e maratonista. O artista se apresentou no palco do Maracanã durante a abertura das Paralimpíadas de 2016.

Serviço

Teatro dos Sentidos

Datas: hoje (4) e amanhã (5)
Peça infantil: Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos / Peça adulta: Feliz Ano Novo
Horário: 16h (infantil); 20h (adulto)
Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul