08/03/2023 às 10:24, atualizado em 08/03/2023 às 10:52

Sinfônica lota Teatro Plínio Marcos em homenagem às mulheres

Concerto contou com o toque feminino na batuta e no solo e contou com mais de 650 espectadores

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A noite de terça-feira (7) foi de casa lotada para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), no concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizado no Teatro Plínio Marcos, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). Sob a regência da maestrina Cibelle J. Donza e solo da harpista Cristina Carvalho, a orquestra reuniu um público de 659 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

A maestrina e compositora Cibelle J. Donza foi regente convidada do concerto, cuja formação era composta por várias mulheres | Foto: Hugo Lira/Secec

Além da estreia da obra Da Terra, de autoria da maestrina, o repertório teve como destaques a Moda e Ponteio para Harpa e Orquestra de Cordas, do compositor potiguar Mário Tavares – conhecido por suas interpretações das peças de Villa-Lobos -, e encerrou a noite  com a Quinta Sinfonia, de Beethoven.

“Uma noite memorável, com uma mulher no comando da orquestra e outra como solista”, elogiou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. “São evidências da relevância do lugar das mulheres na cena contemporânea e uma justa homenagem a todas elas, que têm nosso apoio na luta por igualdade numa sociedade ainda marcada pelo machismo e a violência”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Presente ao concerto, a governadora em exercício Celina Leão declarou: “A mulher tem aquela força interior, é capaz de fazer absolutamente tudo. Cumprimento as musicistas e todos os músicos”. Ela também agradeceu o trabalho da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), responsável pela gestão do teatro: “Obrigado a vocês. Um povo sem cultura é um povo sem memória e sem identidade”.

Titular na regência da OSTNCS, o maestro Cláudio Cohen, na noite de terça-feira, ficou na plateia e comentou: “O concerto temático de hoje é uma justa homenagem. A orquestra se engaja na luta das mulheres por igualdade e apoia campanhas como o Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama”.

A professora universitária Bárbara Novaes Medeiros, 36, moradora da Asa Norte, estava entre os presentes. Aluna de canto e teclado, ela acompanha a orquestra pelas redes sociais e comentou: “Um presente para meus ouvidos. Que bom que Brasília oferece isso”. 

Sinfônica lota Teatro Plínio Marcos em homenagem às mulheres

*Com informações da Secec