09/03/2023 às 17:23, atualizado em 09/03/2023 às 17:25

Projeto Fantástica Fábrica de Bandas vai premiar grupos do DF

Com fomento do FAC, iniciativa recebeu mais de 90 inscrições; selecionados vão se apresentar a partir desta quinta (9)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O projeto Fantástica Fábrica de Bandas ganhou uma repaginação neste ano após garantir recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Criada em 2016 com o objetivo de compor um palco aberto para músicos do DF e do Entorno tocarem, a iniciativa se ampliou e, agora, permite selecionar e dar visibilidade a bandas locais, com premiação no valor de R$ 2 mil.

A Real Gang Jazz estará no show desta quinta, na Asa Sul | Foto: Divulgação

“Com o FAC, tivemos como construir algo mais objetivo”, afirma o produtor Renato Fanhu, idealizador do projeto. “É um garimpo de banda. Estamos dando prêmios em dinheiro e vagas em grandes festivais. Essa é a primeira vez que temos ajuda governamental.”

Com inscrições encerradas no início deste mês, o projeto registrou 94 participações. Desse total, um grupo de curadores formado por representantes de grandes festivais brasilienses – CoMA, Latinidades, PicniK e Favela Sounds – selecionou nove bandas. Os grupos disputarão entre si durante as seletivas, que começam nesta quinta-feira (9) e seguem nos próximos dias 16 e 23, no Infinu Comunidade Criativa (506 Sul).

Shows e seleção

Na apresentação desta quinta-feira, marcada para as 20h, o show será das bandas Tropeçália, Real Gang Jazz e Ane Eoketu. As três serão avaliadas por jurados e também pelo público, que poderá votar ao final da apresentação. “Vamos ter três jurados, que são pessoas envolvidas com música e que têm cacife para entender e julgar, a performance, o conjunto tocando entre si e a comunicação com o público. Todos são pontos importantes para as bandas”, comenta Fanhu.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nas próximas quintas-feiras (16 e 23), mais seis grupos fazem os shows, distribuídos em três a cada dia. O resultado final do concurso será divulgado no dia 28, quando as três bandas vencedoras receberão o prêmio em dinheiro. Em 1º de abril, os ganhadores se apresentam no Infinu, com shows de entrada gratuita.

A Fantástica Fábrica de Bandas é uma ferramenta para divulgar bandas independentes e incentivar a cena musical do DF. Durante os sete anos de projeto já foram feitas 42 edições independentes.

Serviço
Projeto Fantástica Fábrica de Bandas
? Shows de Tropeçália, Real Gang Jazz e Ane Eoketu.
? Nesta quinta (9), às 20h, no Infinu Comunidade Criativa (506 Sul).
? Entrada gratuita, com classificação indicativa livre.