10/03/2023 às 12:10, atualizado em 10/03/2023 às 16:06

COP de Sobradinho celebra mulheres com aulas, palestras e serviços

O Centro Olímpico e Paralímpico preparou uma programação, nesta sexta-feira (10), dedicada ao público feminino

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A sexta-feira (10) no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Sobradinho será toda dedicada às mulheres. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta-feira (8), o espaço promove uma programação especial, até as 17h, com palestras, aulas e serviços com foco no público feminino.

“Estamos todas aqui com o mesmo objetivo de se cuidar”, diz Maria da Cruz Lima, uma das atendidas nesta sexta (10) no COP de Sobradinho | Fotos: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

As atividades tiveram início às 9h com um café da manhã e a abertura dos estandes montados na quadra poliesportiva que oferecem ações como medição de pressão arterial e glicose, massagem terapêutica, podologia e cabeleireiro. Além disso, a Carreta da Mulher está disponível para a marcação de exames, como mamografia.

“Hoje estamos fazendo o Dia da Mulher para comemorarmos junto à nossa comunidade de Sobradinho. Ao longo do dia esperamos receber 400 pessoas para serem atendidas pelos serviços feitos em parceria com algumas entidades aqui do Governo do Distrito Federal (GDF)”, afirma o diretor do COP de Sobradinho, Thainã Amorim.

Orfelina Reis marcou exame de mamografia e recebeu massagem. “Acho legal porque é uma hora que a gente pode descontrair um pouco e sair da rotina”, comentou

Representando a governadora em exercício, o chefe da Assessoria de Articulação Institucional e Apoio à Comunidade da Vice-Governadoria, Estevão Reis, destaca a importância de mais uma ação do GDF em prol das mulheres. “O governo estar presente oferecendo para as mulheres um momento desse, com palestras e serviços, é muito importante essa aproximação da comunidade”, ressalta.

Programação especial

Aluna de ginástica do COP, a aposentada Maria da Cruz Lima, 59 anos, aproveitou a programação para dar uma atenção especial à saúde. “Hoje eu estou averiguando a pressão e a glicose e também vou marcar exames de mamografia. Estamos todas aqui com o mesmo objetivo de se cuidar”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para ela, um evento como esse é importante para as frequentadoras do espaço. “É uma oportunidade que a gente tem, além de interagir, de fazer parte desse dia em que a mulher é celebrada. A gente se sente lisonjeada com essa homenagem”, define.

A aposentada Orfelina Reis, 62, é outra aluna do COP. Semanalmente, ela está no local para a aula de ginástica localizada e ficou feliz com a programação especial. “Acho legal porque é uma hora que a gente pode descontrair um pouco e sair da rotina”, revela. Na ocasião, a moradora de Sobradinho fez massagem, marcou exame de mamografia e aguardava pela aula de zumba e pelas palestras.

A Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali/Sefaz) foi um dos órgãos do GDF que montou um estande no espaço para promover a Academia do Buriti, uma iniciativa com atividades físicas para o servidor público. “Fizemos uma parceria com o Centro Olímpico até para divulgar o projeto da Academia do Buriti. São 10 modalidades oferecidas de graça de segunda a sexta”, conta a chefe da Assessoria Especial da Sequali, Andreia Araújo.

Além da distribuição de panfletos informativos, a secretaria será responsável pela aula de treinamento funcional.

COP de Sobradinho celebra mulheres com aulas, palestras e serviços