Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/03/2023 às 15:33
Primeira edição do programa contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão; objetivo é quadruplicar o atendimento à população, segundo a secretária de Justiça, Marcela Passamani
A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, realizado na sexta-feira (10) e neste sábado (11) no Riacho Fundo II, atendeu mais de 3 mil pessoas da cidade e de localidades próximas como Recanto das Emas e Samambaia. A segunda edição do programa está marcada para o dia 27 de março, em Ceilândia.
O programa é uma ampliação do Sejus Mais Perto do Cidadão, projeto criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). “Nós atendemos 200 mil pessoas no Sejus Mais Perto do Cidadão, e todo projeto que dá certo deve ser expandido para que se leve mais serviços às pessoas. O objetivo do programa é quadruplicar o atendimento para chegar a cerca de um milhão de atendimentos ao final desta gestão”, destacou a secretária Marcela Passamani.
A governadora em exercício, Celina Leão, esteve no Riacho Fundo II na manhã deste sábado (11) e destacou a importância da ampliação do programa e do caráter itinerante da iniciativa. “Muitas pessoas trabalham a semana inteira e não conseguem buscar atendimento. As pessoas precisam sentir que o governo do Distrito Federal quer atendê-las da melhor forma possível”, disse.
Celina aproveitou a oportunidade para falar de investimentos na saúde pública do DF. “No mutirão de cirurgias vamos operar 25 mil pessoas. Estamos lançando também, de forma complementar, os exames laboratoriais e de imagem que o GDF vai fazer na rede privada, no horário inverso, na madrugada, para que possamos também zerar as filas de pedidos de exames de imagem e de laboratório, para que a rede consiga atender sua demanda diária sem essa grande fila que hoje existe de usuários da saúde pública”, garantiu.
No Riacho Fundo II, os serviços mais procurados foram a emissão de carteira de identidade e demais serviços do Na Hora, de saúde, como vacinação, e corte de cabelo e escova. O aposentado Antônio Maria da Silva, 81 anos, aproveitou para fazer uma nova carteira de identidade. “Cheguei cedo aqui, fui muito bem-atendido. Consegui tirar o documento que estava faltando”, disse.
Outros aproveitaram a ida do programa ao Riacho Fundo II para cuidar da aparência. A vendedora Luiza Monteiro, 25 anos, moradora do Recanto das Emas, foi à primeira edição do GDF Mais Perto do Cidadão para cortar o cabelo e fazer uma escova. “Vim procurar serviços de beleza e trouxe minha filha para brincar. O atendimento é muito bom. Aprovo essa ação, atende pessoas que não têm condições de fazer um corte, por exemplo”.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
A administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, comemorou o fato de a primeira edição do programa acontecer em sua cidade. “Para nós foi um grande presente, tendo em vista que o aniversário da cidade já se aproxima. Como nossa população é carente de serviços do Na Hora, Caesb, a ação veio a calhar. Desde ontem, as pessoas não precisam se deslocar para cidades vizinhas para serem atendidas. O governo tem cuidado não só da nossa cidade, mas de todo o DF”, avaliou Ana.
O GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado nos seguintes eixos temáticos transversais: saúde, bem-estar e meio ambiente, acessibilidade e inclusão, justiça e cidadania; empreendedorismo e renda, cultura e educação, segurança coletiva, esporte e lazer.