16/03/2023 às 20:42, atualizado em 16/03/2023 às 20:51

Encontro de escritoras reúne mais de 150 mulheres na Biblioteca Nacional

Evento aberto ao público vai até as 12h desta sexta-feira (17) e busca dar visibilidade para a produção literária feminina

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Mais de 150 mulheres escritoras da região Centro-Oeste estão reunidas no Encontro Regional das Letras, que ocorre na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) até as 12h desta sexta-feira (17). Promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a iniciativa tem como objetivo incentivar e dar visibilidade às mulheres na literatura e faz parte das celebrações do Mês da Mulher.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As escritoras de vários gêneros literários participam de exposições, mesas de debates, saraus poéticos e podem comercializar e divulgar as próprias produções literárias com os participantes. O encontro homenageia a escritora e educadora premiada Maria Valéria Rezende.

Aberto ao público e sem necessidade de inscrição, mas sujeito a lotação do espaço, o evento integra as ações da Secec na implantação da Política de Leitura, Escrita e Oralidade, da qual também fazem parte projetos anuais já consolidados, como o Prêmio Candango de Literatura e o Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil.

O Encontro Regional visa incentivar e dar visibilidade às mulheres na literatura e faz parte das celebrações do Mês da Mulher | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Para o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, o Encontro Regional das Letras é mais uma forma de fomento das políticas públicas da Secec. “A literatura do DF está em alta e esse encontro de mulheres escritoras é mais uma confirmação disso. Eventos como esse nos ajudam a fomentar uma das nossas missões, que é incentivar a leitura, a oralidade, a criatividade e a produção literária. Quero deixar aqui um recado para que as pessoas coloquem a criatividade no papel. O livro não está morto e estamos aqui para incentivar essas pessoas”, diz o secretário.

Durante a abertura, foi lançado o selo da coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas, que passa a integrar o acervo da Biblioteca Nacional de Brasília, que contará com livros de grandes escritoras que foram doados para compor o acervo da BNB.

A organizadora do Encontro Regional das Letras, Beth Fernandes, afirma que a expectativa é realizar o evento anualmente

Organizadora do Encontro Regional das Letras, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec, Beth Fernandes, acredita que o momento preenche uma lacuna que estava aberta dentro da literatura: “O encontro está sendo fantástico, reunimos aqui mulheres que não têm muito espaço no mercado literário. Estamos abrindo as portas para encontros e discussões sobre o tema. A Biblioteca Nacional de Brasília é um espaço para isso, havia essa lacuna e precisamos preenchê-la”. “Esperamos realizar esse encontro anualmente”, completa Beth.

Escritora participante

Escritoras dos quatro estados da região Centro-Oeste foram convidadas para participar do Encontro Regional, entre elas a atriz, escritora e poeta Cristiane Sobral. Carioca radicada em Brasília, com 22 anos de literatura, dez livros publicados com obras já traduzidas em outras línguas, Cristiane se dedica a escrever a trajetórias das mulheres, em especial, as mulheres negras.

Cristiane Sobral destaca que o evento é uma oportunidade para dar visibilidade para a literatura das mulheres negras

“Ainda somos minoritárias entre a literatura brasileira e esse devido reconhecimento com políticas públicas voltadas para a leitura e para a escrita feminina são importantes para que a população tenha acesso ao nosso trabalho. Estar aqui expondo é um passo muito importante”, declara Cristiane Sobral.

Serviço

Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste
Onde: Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n
Aberto ao público, sem necessidade de inscrição (sujeito a lotação do espaço)
Confira a programação completa.

Encontro de escritoras reúne mais de 150 mulheres na Biblioteca Nacional