Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/03/2023 às 08:50
Ceilândia e Taguatinga são as próximas cidades a receberem o show; ‘Exu Monumental’ homenageia o poeta TT Catalão
O grupo Seu Estrelo apresenta o novo disco Exu Monumental, na Asa Sul, nesta quinta-feira (16). A festa será no estilo ensaio aberto, no Teatro Garagem Sesc 913 Sul. Nos próximos dias 23 e 30 será a vez de o público de Ceilândia e Taguatinga prestigiar o trabalho do grupo brasiliense. Sempre às 19h30 e com entrada gratuita.
O circuito de ensaios abertos começou no Gama, no dia 9 deste mês. A programação compõe o projeto de manutenção do Centro Tradicional de Invenção Cultural, (sede do grupo), fomentado pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
[Olho texto=”“Chamamos de samba novo com alma de ‘véi’, porque tem as tradições agarradas à gente e, ao mesmo tempo, é um samba novo, com outras experimentações”” assinatura=”Tico Magalhães, integrante do Seu Estrelo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Disponível nas principais plataformas de streaming digital, Exu Monumental homenageia o poeta TT Catalão, tendo em vista que era desta forma que o artista se referia ao Eixo Monumental. A coletânea musical conta com participações especiais dos cantores Ellen Oléria e Marcus Moraes, ambos do DF, e do Mestre Nico, de Pernambuco, entre outros. O disco foi lançado em 2021, mas, devido à pandemia, ainda não tinha sido distribuído presencialmente.
A primeira faixa do álbum, Coroa Vermelha, composta por Isabella Meneses, é uma homenagem a Santo Antônio e ao orixá Exu e única música do disco tocada no ritmo ijexá. As demais são tocadas no ritmo criado pelo grupo, o samba pisado, compostas por seus próprios integrantes. Há ainda duas releituras: Balão, de Júlia Carvalho (DF) e Maísa Arantes (DF), e Preta, do Cordel do Fogo Encantado (PE).
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
“Chamamos de samba novo com alma de ‘véi’, porque tem as tradições agarradas à gente e, ao mesmo tempo, é um samba novo, com outras experimentações”, explica um dos responsáveis pelo grupo Seu Estrelo, Tico Magalhães. Com a apresentação em formato de ensaio aberto, o espaço para ir além na música é ainda maior. “Nesse formato, conseguimos conversar com as pessoas, fazer brincadeiras e até experimentar coisas novas no samba”, conta.
Serviço
Divulgação do disco Exu Monumental do Grupo Seu Estrelo
– Quinta (16): 19h30 – Teatro Garagem Sesc 913 sul
– Dia 23: 19h30 – Teatro Paulo Autran Sesc Taguatinga Norte
– Dia 30: 19h30 – Teatro Newton Rossi Sesc Ceilândia