20/03/2023 às 08:19, atualizado em 20/03/2023 às 08:32

Musicistas dos EUA tocam em programação de aniversário da Escola de Música

Eventos gratuitos começam na quarta-feira (22) com apresentação da violoncelista Carrie Pierce, da Universidade do Texas, e da pianista Jennifer Heemstra, também norte-americana

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Escola de Música de Brasília (EMB) faz 59 anos, e quem ganha presente é a população do Distrito Federal, que poderá acompanhar uma série de espetáculos gratuitos dos profissionais da instituição.

[Olho texto=”Localizada na 602 Sul e com uma área construída de 7,7 mil m², a EMB possui 94 salas de aula e um teatro de câmara de 150 lugares (Teatro Carlos Galvão) para pequenas apresentações. Tem também o Teatro Levino de Alcântara, com 590 lugares, para concertos e grandes apresentações” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quarta-feira (22), a EMB receberá uma convidada internacional para um concerto no Teatro Levino de Alcântara. A violoncelista norte-americana Carrie Pierce, da Universidade do Texas, se apresentará acompanhada da pianista Jennifer Heemstra, também norte-americana, e da violinista brasileira Cristiane de Léon. O concerto do trio será às 20h.

Entre esta segunda-feira (20) e o dia 31, começa a programação do projeto Visitas Musicadas na EMB, por meio do qual estudantes de outras unidades escolares podem visitar a Escola de Música e assistir a ensaios e apresentações. Durante a programação, eles receberão explicações sobre os instrumentos musicais, as obras musicais e os compositores.

Para mais informações e atualizações da agenda de eventos, basta acessar o site da EMB.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, assistiu à apresentação dos três grupos da EMB na última quarta (15): a Banda Sinfônica, o Madrigal (o coral da EMB) e a Big Band | Foto: Álvaro Henrique/Ascom SEEDF

Na noite da última quarta-feira (15), um grande concerto animou o público no Teatro Levino de Alcântara. A apresentação dos três grupos da escola – a Banda Sinfônica, o Madrigal (o coral da EMB) e a Big Band – encantou a plateia, incluindo a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Para a gestora, é uma alegria poder comemorar mais um ano da Escola de Música de Brasília. “São muitas histórias, conquistas e a felicidade de saber que é uma instituição amada por todo o Distrito Federal. É gratificante saber que, de alguma forma, eu consigo contribuir para a formação de tantos estudantes que se tornam grandes músicos em nossa cidade”, afirmou Hélvia.

De acordo com o diretor da EMB, Davson de Souza, mais de 70% dos alunos da EMB são de escolas públicas de diversas regiões administrativas do DF. “A música é um caminho para se alcançar uma posição social maior, uma condição econômica maior e acesso a outras informações e culturas. E, diante disso tudo, a nossa maior alegria é poder ver a alegria dos nossos músicos, que têm o prazer em subir no palco para mostrar o seu talento”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Como funciona

Atualmente, a escola oferece formação em todos os instrumentos de música erudita, de música antiga e de música popular, além da prática de conjunto, orquestra sinfônica, banda sinfônica e canto coral. A unidade escolar especializada oferta ainda cursos de musicalização infanto-juvenil (8 a 14 anos).

A partir dos 15 anos, os estudantes podem fazer cursos de qualificação profissional (básicos) e cursos técnicos em instrumentos musicais eruditos e populares, canto, musicografia digital, iluminação de palco, arranjo (musical) e técnicas de palco. Uma vez por ano, em janeiro, a EMB realiza o Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), com estudantes, professores e músicos de Brasília, do Brasil e outros países.

Por ser a única escola pública do DF a oferecer o ensino de musicalização e profissionalizante em música, a EMB adota dois critérios distintos de admissão: teste de verificação de nível para alunos já musicalizados da rede oficial de ensino ou da comunidade e sorteio para os candidatos não musicalizados provenientes da rede (60% das vagas) e para a comunidade (40% das vagas).

Os professores da EMB dão aulas de instrumentos musicais, canto, orquestra, banda , coral e componentes curriculares teóricos para aproximadamente 2.400 estudantes nos diversos cursos oferecidos nos três turnos. Localizada na 602 Sul e com uma área construída de 7,7 mil m², a EMB possui 94 salas de aula, um teatro de câmara de 150 lugares (Teatro Carlos Galvão) para pequenas apresentações. Possui também o Teatro Levino de Alcântara, com 590 lugares, para concertos e grandes apresentações.

História

Fundada pelo maestro Levino de Alcântara em 11 de março de 1974, a Escola de Música de Brasília é mantida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que paga o salário dos 265 professores, e fica sob a coordenação da Secretaria de Educação (SEE).

Desde a inauguração, os alunos da EMB são premiados e homenageados dentro e fora do Brasil. A instituição se tornou o principal centro formador de musicistas na capital. Por lá, passaram artistas como os cantores Ney Matogrosso e Cássia Eller, o bandolinista Hamilton de Holanda, o guitarrista Lula Galvão, o contrabaixista Jorge Helder e o violonista Jaime Ernest Dias.

*Com informações da Secretaria de Educação