20/03/2023 às 20:39, atualizado em 20/03/2023 às 20:53

Órgãos de fiscalização de trânsito visitam Túnel de Taguatinga

Representantes do Detran e do DER estiveram no local para mapear soluções viárias que precisam ser implementadas nas passagens subterrâneas

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O Túnel de Taguatinga passou por uma série de inspeções nesta segunda-feira (20). Representantes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), junto ao secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, visitaram a obra para mapear soluções viárias que precisam ser implementadas nas passagens subterrâneas.

O diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Rodrigues Portela Nunes, explicou que, antes de qualquer liberação de tráfego nas vias, haverá um planejamento do percurso a ser seguido pelos motoristas. “Precisamos escolher esses canais viários para podermos escoar todos os veículos sem exceção”, afirma.

“O mais importante é deixar tudo pronto para que o usuário não fique confuso na hora de usar a via”, acrescenta o gerente de Fiscalização de Trânsito do DER, Estevão Gonçalo. Entre as formas de promover um trânsito seguro e com fluidez no túnel, destaque para a instalação das sinalizações vertical e horizontal e o funcionamento das câmeras de controle operacional.

Representantes do Detran-DF e do DER-DF, junto ao secretário de Obras, Luciano Carvalho, visitaram o Túnel de Taguatinga nesta segunda (20) | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os dois órgãos de fiscalização terão espaço na sala de controle do Túnel de Taguatinga. “Isso vai possibilitar o pronto atendimento a eventuais ocorrências e prevenção a acidentes, que, porventura, podem colocar em risco a vida das pessoas que estarão no túnel”, pontua Nunes.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, diz: “Teremos toda a segurança necessária para a população”

“Teremos toda a segurança necessária para a população, que é algo que acordamos com o Corpo de Bombeiros e com os órgãos que vão fazer as operações iniciais conosco”, crava o secretário de Obras. Com aporte de R$ 275 milhões, o Túnel de Taguatinga deve beneficiar mais de 135 mil motoristas diariamente.

Luz no fim do túnel

Também nesta segunda-feira (20), o sistema de iluminação do túnel foi testado com um suprimento de energia provisória, formado por um gerador e transformadores. João Paulo Soares Nery, engenheiro eletricista da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), explica que o aparelho permitiu verificar a conectividade elétrica entre elementos do sistema.

“Com o suprimento provisório, podemos verificar se tudo está ligando corretamente e identificar eventuais falhas. Desde a implantação do túnel ao lançamento dos cabos, todas as etapas foram previamente testadas. Então, o que fizemos foi o teste conjunto para saber se todos os elementos estão respondendo corretamente”, esclarece Nery.

Em paralelo, ocorre a instalação da subestação de energia definitiva, que será alimentada pela distribuidora local. O executivo de atendimento ao poder público da Neoenergia Brasília, Licindo dos Santos, também esteve presente no túnel nesta segunda-feira. “Nosso papel é garantir toda a parte de energia elétrica dentro da obra e, frequentemente, temos um técnico junto aos engenheiros da obra para acompanhar os projetos”, frisa.

Órgãos de fiscalização de trânsito visitam Túnel de Taguatinga