24/03/2023 às 18:16

Parceria facilita atendimento de saúde a mulheres com deficiência

Secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD) e de Saúde (SES) promoveram, nesta semana, ação de conscientização no Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD) e de Saúde (SES) promoveu ao longo desta semana, no Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu), uma ação de conscientização no Mês da Mulher. Nesta quinta-feira (23) o atendimento de consultas ginecológicas foi priorizado para mulheres surdas.

Mulheres receberam atendimento no Cesmu esta semana, em uma parceria das secretarias da Pessoa com Deficiência e de Saúde | Foto: Divulgação/SEPD

A iniciativa visa reforçar a importância da acessibilidade nos serviços de saúde, garantindo o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva com o suporte de acessibilidade de comunicação em libras da Central de Interpretação de Libras (CIL). “A acessibilidade ao serviço de saúde influencia diretamente na qualidade dos serviços e nos cuidados e tratamentos de saúde”, destaca o secretário Flávio Santos.

As pacientes passam por consultas médicas e, se necessário, exames de imagem, usando equipamentos especiais. “Temos que quebrar as barreiras que dificultam o acesso dessas mulheres aos serviços de saúde. O apoio da SEPD nos proporciona acolher, acompanhar e melhor atender estas pacientes ”, ressaltou a assistente social Ester Dantas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essa parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência e de Saúde é muito importante para nós, que temos deficiência na comunicação, pois nos possibilita um atendimento de excelente qualidade”, disse uma das pessoas atendidas, Eline Samara.

O objetivo da Central de Interpretação de Libras é promover serviços públicos com acessibilidade de comunicação em Libras. Para solicitar as ações da CIL é preciso fazer o agendamento prévio ou de forma emergencial, direcionando tais atendimentos junto a hospitais, fóruns, escolas públicas, bancos, delegacias, entre outras atividades.

A CIL funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça do Cidadão (Estação do Metrô da 112 Sul). Os telefones para o agendamento são: (61) 3313-5940 e (61) 99361-3668 (WhatsApp).

*Com informações da SEPD