24/03/2023 às 19:31, atualizado em 24/03/2023 às 20:36

PCDF prende três suspeitos de furtar cabos de energia do metrô

Com a ação desta sexta-feira (24), chega a cinco o número de pessoas presas pelo furto de cabos de energia que prejudicou passageiros em 28 de fevereiro

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Após investigações, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou nesta sexta-feira (24) a Operação Cobre Sujo. O objetivo foi o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva de pessoas envolvidas com o furto de cabos de energia e de transmissão, ocorrido em 28 de fevereiro. A ação criminosa causou prejuízo aos usuários do metrô.

A paralisação provocada pelo furto de cabos de energia em 28 de fevereiro prejudicou cerca de 135 mil usuários do metrô | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

De acordo com a corporação, outros integrantes do mesmo grupo criminoso haviam sido presos, no início de março, quando foram flagrados furtando aproximadamente 500 kg de cabos de energia e de transmissão.

A ação de hoje visa coibir atos praticados por indivíduos investigados pela prática dos crimes de associação criminosa e furto qualificado de cabos de energia e de transmissão.

Esta é a segunda fase da operação. Um dos integrantes foi preso na região da Vila Planalto e outro na cidade de Santa Rita de Cássia, interior da Bahia. Ainda há um outro envolvido, que continua foragido.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Caso condenados, os investigados podem receber penas de até dez anos de reclusão.

Operação

A operação Cobre Sujo faz parte de um protocolo estabelecido pela PCDF e pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), que tem como objetivo a implementação de ações que visem combater os crimes de furto e receptação de cabos de energia e de transmissão.


*Com informações da SSP-DF