24/03/2023 às 19:51, atualizado em 24/03/2023 às 20:08

Transformadores elétricos chegam ao Túnel de Taguatinga

Os quatro aparelhos vão rebaixar a tensão da energia fornecida ao complexo viário para atender equipamentos como ventiladores e bombas hidráulicas

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Os quatro transformadores que atenderão o Túnel de Taguatinga já chegaram ao canteiro de obras do complexo viário. Vindos de São Paulo, os aparelhos vão adequar a tensão da energia fornecida pela rede elétrica às necessidades dos equipamentos usados da passagem subterrânea.

Um caminhão munck vai içar e descarregar os quatro pesados aparelhos no setor onde ficarão abrigados | Foto: Divulgação

Os dois transformadores maiores, cada um pesando quatro toneladas, vão rebaixar a tensão de 13.800 V para 690 V.

“Eles vão alimentar os ventiladores do sistema de exaustão e bombas hidráulicas de combate a incêndio”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “Usaremos apenas um deles. O outro ficará de reserva”, diz.

Já os dois menores vão transformar a tensão de 690 V em 380 V. “Esses serão responsáveis por levar energia para a iluminação do túnel”, conta Renato. “Eles pesam 2,5 toneladas cada”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A robustez dos quatro aparelhos vai exigir uma operação especial para que sejam levados à sala de comando do Túnel de Taguatinga, onde serão instalados.

Os transformadores entrarão na área técnica pelo boulevard da passagem subterrânea, através de vãos destinados à ventilação. Um caminhão munck, também conhecido como guindauto, vai içar e descarregar os pesados aparelhos no setor onde ficarão abrigados.

“Uma estrutura metálica vai tapar o vão para protegê-los da chuva”, observa Renato.

Transformadores elétricos chegam ao Túnel de Taguatinga