26/03/2023 às 10:32, atualizado em 26/03/2023 às 11:36

Ação de saúde da mulher realiza 120 exames preventivos em Taguatinga

A UBS 5 ainda ofereceu práticas integrativas e complementares em saúde, além de cuidados com a autoestima e o bem-estar

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

“Cuidar de quem cuida”, foi assim que o diretor regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da Região Sudoeste, Júlio César Pereira Leite, descreveu a ação realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga Sul. A iniciativa foi uma homenagem para a população feminina por conta do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste mês. Ao longo do evento, que ocorreu das 8h às 17h, no sábado (25), foram realizados 120 exames citopatológicos e 40 consultas oftalmológicas.

No Distrito Federal, as mulheres são as que mais buscam os serviços da rede pública de saúde, seja para o próprio cuidado ou para o de familiares e dependentes. “Nada mais justo do que oferecermos às mulheres da nossa região essa ação com as atenções voltadas para elas”, afirma o diretor. “Nosso objetivo é promover não só a saúde, mas um momento de lazer, autocuidado e bem-estar para que elas possam aproveitar, inclusive, com a família”, explica.

As mulheres tiveram acesso a sessões de ventosaterapia, prática alternativa que aplica ventosas no corpo do paciente, estimulando a circulação sanguínea e liberando as toxinas existentes no sangue | Fotos: Tony Winston/Age?ncia Sau?de DF

Com café da manhã e almoço organizados pela equipe de Atenção Primária da UBS, o dia seguiu cheio de atividades e serviços. Além da coleta citopatológica e das consultas oftalmológicas, foram realizadas marcação de consultas e de pedidos de exames e mamografias, atendimentos de podologia e sessões de ventosaterapia – prática alternativa que aplica ventosas no corpo do paciente, estimulando a circulação sanguínea e liberando as toxinas existentes no sangue.

As pacientes ainda puderam receber cuidados de beleza, como maquiagem, e apreciar apresentações de dança do ventre, performadas por profissionais da enfermagem.

Março Lilás

Durante o dia, foram realizados 120 exames citopatológicos

Principal serviço do dia, os exames preventivos (citopatológicos) são muito importantes para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A ação em alusão ao Mês da Mulher também faz parte das atividades da campanha Março Lilás, criada para a conscientização a esta doença, apontada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como o quarto tumor que mais acomete mulheres.

Causado pela infecção persistente do vírus HPV, o papilomavírus humano, o câncer de colo de útero pode ser prevenido e/ou diagnosticado por meio da vacinação, voltada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e pelo rastreamento com o exame citopatológico. Ambos são disponibilizados pela rede pública de saúde do Distrito Federal. As informações sobre onde e como realizar os serviços podem ser obtidas na UBS de referência.

Ação de saúde da mulher realiza 120 exames preventivos em Taguatinga

*Com informações da Secretaria de Saúde