Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/03/2023 às 19:24, atualizado em 27/03/2023 às 20:05
Dispositivo retém resíduos como óleo e graxa, presentes nas águas pluviais coletadas pelo sistema de drenagem
Tudo pronto para a concretagem do separador que atenderá a rede de drenagem do Túnel de Taguatinga. A armação do dispositivo, feita com vergalhões de aço, já foi concluída. Agora é só preencher os 235 m² de forma com aproximadamente 42 m³ de concreto. A caixa de contenção está sendo erguida na área debaixo do viaduto do BRT, próximo à Avenida Elmo Serejo.
O separador é uma espécie de tanque equipado com barreiras superiores, criadas para bloquear a passagem de qualquer resíduo que porventura esteja boiando na água. De acordo com o engenheiro florestal Nelson Amaral, a chuva captada pela rede de escoamento do Túnel de Taguatinga lava a pista. E carrega consigo parte do óleo liberado pelos veículos.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
“As águas pluviais também costumam levar graxa e resíduos de pneu que caem nas faixas de rolamento”, explica Nelson. “Daí a importância de se construir um sistema de separação que evite lançar esses efluentes no Córrego do Cortado, destino final do volume captado pela rede de drenagem”. Segundo o engenheiro florestal, postos de gasolina e oficinas mecânicas também costumam ter caixas de contenção.
Além do separador, o sistema de escoamento do Túnel de Taguatinga contará ainda com uma bacia de retenção. O tanque será construído a 500 metros do complexo viário, em um terreno localizado ao lado do Córrego do Cortado. A lagoa terá 2,5 metros de profundidade, com volume total de 4.600 m³.