28/03/2023 às 20:31, atualizado em 28/03/2023 às 20:42

Órgãos do GDF recuperam vias de acesso a áreas rurais

Trabalhos acontecem simultaneamente em vários pontos no DF, como Planaltina, Brazlândia e Ponte Alta, no Gama Norte

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O trabalho em equipe entre os órgãos de execução do Governo do Distrito Federal (GDF) tem concentrado esforços para melhorar o acesso da população às áreas rurais do Distrito Federal. Após o período de chuva, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), a Secretaria de Agricultura (Seagri), a Novacap e o Polo Rural do GDF Presente intensificaram os serviços de recuperação das estradas vicinais das áreas rurais.

A recuperação de estradas vicinais envolve a participação de vários órgãos do GDF para beneficiar o escoamento da produção agrícola e fornecer mais qualidade de vida à população | Foto: Divulgação

O objetivo é garantir melhor trafegabilidade, beneficiando os moradores e os profissionais que atuam com transporte da produção agropecuária, transporte escolar e transporte comercial das áreas rurais do Distrito Federal.

No período chuvoso, foram realizadas ações pontuais. Já com a aproximação do período de estiagem, a expectativa é que o trabalho mais robusto na implementação de melhorias comece a ser feito.

“Com as chuvas, nós fizemos uma drenagem superficial das estradas e recuperação pontual de trechos para não impedir que as vias rurais fossem interditadas. Agora que a chuva cessou e se inicia o período de estiagem, a gente vai dar início ao trabalho de melhoramento, com serviços mais complexos, como nivelamento, abaulamento e alargamento de estradas”, explicou o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cerca de 400 pessoas trabalham diariamente na recuperação das estradas rurais, que acontecem simultaneamente em vários pontos no DF, como Planaltina, Brazlândia e Ponte Alta, no Gama Norte.

Segundo o secretário de Governo, José Humberto de Araújo Pires, o objetivo das ações é beneficiar a produção agrícola que ocorre nessas regiões rurais e fornecer qualidade de vida aos moradores. “As ações de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o desenvolvimento econômico e o tráfego de ônibus escolares e também dos moradores, comerciantes e visitantes das áreas rurais do Distrito Federal”, defendeu.

“Estamos trabalhando para oferecer melhores condições aos produtores, moradores, estudantes, comerciantes e visitantes que utilizam as estradas da área rural. O objetivo é que eles se sintam mais seguros e tenham conforto ao percorrer as estradas vicinais do Distrito Federal”, afirmou o coordenador do Polo Rural do GDF Presente, Manoel Castro.

Órgãos do GDF recuperam vias de acesso a áreas rurais