29/03/2023 às 11:00, atualizado em 29/03/2023 às 14:00

Reinado da Corte de Momo escolhe o anfitrião carnavalesco

Rei, rainha e demais eleitos participam do desfile das escolas de samba em abril

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Pelo menos 30 pessoas se inscreveram no concurso promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) para viver o personagem Momo nos desfiles das escolas de samba do DF do Carnaval temporão. Entre 21 e 22 de abril, em pleno aniversário da capital, a corte terá presença garantida com pompa, alegria, descontração e quilinhos a mais. 

Filho do Sono e da Noite na mitologia grega, a figura irreverente de Momo representa o Carnaval e nasceu como uma festa dos plebeus do Império Romano, que eram proibidos de brincar no baile de máscaras da nobreza da época. Por aqui, divertir-se na folia é permitido – e é onde Momo se destaca. 

Pelo menos 30 pessoas se inscreveram no concurso promovido pela Secec para viver o personagem Momo nos desfiles das escolas de samba do DF em 21 e 22 de abril | Foto: Johnson Rodrigues/Divulgação

 “Foi um recorde de inscritos; na última eleição não chegaram a 20”, comemora a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, à frente da organização das festividades carnavalescas na Secec. “O Rei Momo é símbolo da folia, quem comanda o território durante essas festividades; e para nós do Distrito Federal ele vem junto ao resgate dos desfiles das escolas de samba locais, que não aconteciam há anos.”

Eleição

A entidade responsável pela eleição deste ano é o Instituto Candango de Política Social e Economia Criativa. O resultado dos escolhidos será divulgado no sábado (1º/4), a partir das 19h, durante o evento Reinado da Corte de Momo, no Teatro Plínio Marcos, localizado no Eixo Cultural Ibero-americano. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

 O certame vai eleger o Rei e a Rainha do desfile das escolas de samba do DF 2023, além da Princesa e Cidadão Samba. E também traz algumas novidades. É o que conta o vice-presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesbe-DF), Adriano Gardini. 

“É uma tradição desde sempre, e este ano vamos ter uma inovação, que é a escolha da Diva Trans, porque queremos dar um caráter inclusivo à nossa corte”, antecipa o dirigente. “O primeiro pontapé de um desfile de escola de samba é a eleição da Corte do Samba.”

 Alguns requisitos para participar do concurso são imprescindíveis. Os candidatos ao título de Rei Momo, Rainha e Cidadão Samba devem ser brasileiros natos ou naturalizados, com idade mínima de 18 anos. Simpatia, comunicação, samba no pé e elegância também serão levados em conta para a escolha do dono do cetro do desfile das escolas de samba deste ano.

 Serviço

Reinado da Corte de Momo
?
Data: sábado (1º/4), a partir das 19h.
? Local: Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-americano)
?
Entrada gratuita por ordem de chegada (sujeita a lotação do espaço). Classificação indicativa livre. 

 

*Com informações da Secec