Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/04/2023 às 19:47, atualizado em 03/04/2023 às 20:00
O complexo viário terá um total de 35 equipamentos classe ABC, indicada para combate ao fogo em diversos tipos de materiais
As caixas que vão abrigar os extintores de incêndio do Túnel de Taguatinga já começaram a ser instaladas. Ao todo, o complexo viário terá 35 delas – 16 no lado norte (sentido Plano Piloto-Ceilândia), 16 no lado sul e três na sala de comando. Dessas, 20 já estão acomodadas nas paredes da passagem subterrânea.
De acordo com o engenheiro eletricista Renato Sales Santos, o extintor usado no Túnel de Taguatinga será do modelo ABC, altamente eficaz no combate aos mais variados tipos de incêndio – seja em papel, madeira, gasolina e outros líquidos inflamáveis ou em equipamentos elétricos. Além disso, o material usado para debelar o fogo não é prejudicial à saúde, sendo classificado como não perigoso pela norma NBR 10.004.
[Olho texto=”“Teremos caixas instaladas a cada 60 m para conseguirmos abranger toda a extensão da passagem subterrânea – 16 delas atenderão a pista sul, sentido Ceilândia-Plano Piloto, e 16 ficarão na pista norte”” assinatura=”André Borges, engenheiro civil” esquerda_direita_centro=”direita”]
“Os extintores são apenas um dos componentes dos nossos pontos de combate a incêndio”, observa Renato. O engenheiro conta que, ao lado de cada um deles, caixas de aço munidas de quatro mangueiras de 15 m de comprimento fazem parte do sistema de hidrantes que reforça a proteção contra o fogo. Dois registros localizados abaixo do conjunto liberam o fluxo de água em alta pressão.
“As mangueiras podem ser usadas individualmente ou encaixadas uma na outra, para aumentar o alcance”, explica o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pelas obras do Túnel de Taguatinga. “Teremos caixas instaladas a cada 60 m para conseguirmos abranger toda a extensão da passagem subterrânea – 16 delas atenderão a pista sul, sentido Ceilândia-Plano Piloto, e 16 ficarão na pista norte.”
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A tubulação que abastecerá os registros dos hidrantes também já começou a ser instalada. São mais de 1.500 m de dutos vermelhos feitos de aço galvanizado, rede que está ligada a dois reservatórios localizados na Sala de Comando do Túnel de Taguatinga. Cada um dos tanques tem capacidade para 50 mil litros de água.
Além dos extintores e dos hidrantes, o Túnel de Taguatinga terá sete saídas de emergência equipadas com portas corta-fogo. A boa qualidade do ar na passagem será garantida por 52 ventiladores, cada um com 1,3 m de diâmetro. Sensores de fumaça vão controlar de forma automatizada a potência dos equipamentos, aumentando a velocidade das pás em caso de presença de fumaça.