27/04/2023 às 10:58, atualizado em 27/04/2023 às 11:14

Moradores do Sol Nascente ganham 10 mil m² de calçadas novas

Construção dos passeios, no valor de R$ 1,2 milhão, vai beneficiar mais de 40 quadras do Trecho 2

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Caminhar pelas ruas perto de casa era uma aventura perigosa para a dona de casa Ana Lúcia Braz. Moradora do Trecho 2 do Sol Nascente, a senhora de 63 anos tinha duas opções quando precisava fazer suas tarefas a pé: ou andava pelo mato ou se arriscava entre os carros. A situação desconfortável começou a mudar neste mês, com o início da construção de quase 10 mil m² de calçada na região.

Construção de  calçada em via do Sol Nascente: mais mobilidade e segurança para os moradores da cidade | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“É uma bênção, a obra está ficando muito boa”, comemora Ana Lúcia. “Moro no Sol Nascente há 16 anos e posso dizer que aqui era só terra. A gente acabava andando no meio da pista, perto dos carros… Ficava perigoso demais. Agora a situação de quem mora nessa área está melhorando muito.”

A dona de casa Ana Lúcia Braz destaca a segurança de poder caminhar pelas novas calçadas: “Moro no Sol Nascente há 16 anos e posso dizer que aqui era só terra. Agora a situação de quem mora nessa área está melhorando muito”

O calçamento da VC-311, grande avenida que corta o Trecho 2, começou no início deste mês. Um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão vai garantir quase 5 km de passeio, 2,5 km de cada lado da via. Mais de 40 quadras serão beneficiadas com as novas calçadas, que também vão atender as escolas classes 40 e P Norte. A Secretaria de Obras de Infraestrutura (SODF) tem cerca de 20 operários trabalhando no serviço.

Administrador regional do Sol Nascente, Cláudio Ferreira ressalta que a construção dos passeios era uma demanda antiga. “É uma obra que vai garantir mais mobilidade tanto de pedestres quanto de motoristas”, aponta. “O comércio também será beneficiado com uma melhoria no acesso às lojas”.

O administrador regional do Sol Nascente, Cláudio Ferreira, ressalta as obras em andamento na RA, como o restaurante comunitário e o terminal rodoviário

Os investimentos no Sol Nascente vão muito além da construção de calçamento, como observa Cláudio. “Entregaremos, em breve, o restaurante comunitário e o terminal rodoviário da região”, informa o administrador. “E temos ainda a construção da rede de drenagem no Trecho 3. Assim que as obras terminarem, iniciaremos a pavimentação da área”.

O comerciante Kuenede Leonardo Guimarães afirma que, com o novo calçamento, a região ficará mais bonita e acessível

Cerca de 600 m de calçamento já estão prontos, evolução que tem deixado o comerciante Kuenede Leonardo Guimarães animado. “Faz 12 anos que moro e trabalho no Sol Nascente. Fico muito feliz de ver que o progresso está cada vez mais chegando à cidade”, afirma. “Teremos mais acessibilidade, a região vai ficar mais bonita… É uma alegria”.

Moradores do Sol Nascente ganham 10 mil m² de calçadas novas