09/05/2023 às 19:59, atualizado em 09/05/2023 às 20:41

Dia oficial de plantio de mudas será criado no Distrito Federal

Iniciativa passará por estudos e oficinas colaborativas, com a participação da sociedade, para análise e viabilidade

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O Distrito Federal programa realizar no segundo semestre o Dia Oficial de Plantio de Mudas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, que organiza campanhas nacionais de plantio e cuidado das árvores no tempo das chuvas, entre outubro e março.

Os representantes do movimento estiveram reunidos com o secretário da Sema, Gutemberg Gomes, na última segunda-feira (8), para apresentar a agenda de ações e iniciativas com foco nas questões ambientais e na qualidade de vida da população.

“Cuidar das plantas e da natureza traz um bem-estar para as pessoas e isso reflete na melhoria da saúde mental. Outro ponto é o cuidado com a natureza, o plantio de árvores, a recuperação das áreas degradadas com as boas práticas e técnicas de restauração do cerrado, hoje um dos biomas mais ameaçados do Brasil. É a ação mais eficiente para se mitigar a crise climática, cujos efeitos já se fazem sentir todos os anos”, diz Paulo César Araújo, presidente do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar.

O Dia Oficial de Plantio de Mudas é comemorado no primeiro domingo de dezembro | Foto: Secretaria de meio ambiente/ Divulgação

Araújo acredita que incluir no calendário da cidade uma data para a iniciativa será benéfico para todos. “A ideia é que no primeiro domingo de dezembro as pessoas saiam de casa indo para os parques do DF plantar uma muda, com um sentimento de cuidado com as árvores e com o meio ambiente. Assim como saímos para celebrar outras datas festivas, iremos festejar uma data de cuidado com a natureza”, completa.

[Olho texto=”“Cuidar das plantas e da natureza traz um bem-estar para as pessoas e isso reflete na melhoria da saúde mental”” assinatura=”Paulo César Araújo, presidente do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar.” esquerda_direita_centro=”direita”]

Gutemberg Gomes apoia a criação da data e afirma que a iniciativa “é uma ação importante para minimizarmos a emissão dos gases de efeito estufa que impactam nas mudanças climáticas.” De acordo com a Sema, serão feitos estudos e oficinas colaborativas, com a participação da sociedade, para análise e viabilidade da iniciativa.

O Movimento Regenerativo

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar é um grupo voluntário que mobiliza todos os anos a sociedade para viver uma experiência de regeneração, plantando e cuidando de uma muda de árvore durante o período chuvoso. Todo primeiro domingo de dezembro é feito um mutirão nacional de plantio de árvores.

O projeto se organiza em 27 Comitês de Plantios de Árvores, espalhados nas regiões administrativas do DF, geridos por uma rede de voluntários. “Nos comitês, organizamos oficinas para ensinar à população a escolher as árvores nativas do cerrado e os locais adequados para o plantio, ensinamos como plantar e cuidar, além disso, produzimos feiras de trocas de sementes, entre outras ações. Hoje, temos mais de 1.000 pessoas em todo o DF que participam do Movimento”, conclui Araújo.