10/05/2023 às 13:41, atualizado em 10/05/2023 às 13:54

GDF Mais Perto do Cidadão começa nesta quinta (11) em Sobradinho

Programa oferece serviços de diversos órgãos públicos e atividades culturais e de lazer; nas três primeiras edições foram realizados 11,5 mil atendimentos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Com aproximadamente 11,5 mil atendimentos contabilizados nas três primeiras edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, esta semana é a vez de Sobradinho receber os serviços gratuitos na cidade. A quarta edição do programa começa nesta quinta-feira (11) e segue até sábado (13). A população contará com atendimento de vários órgãos públicos.

O objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do Distrito Federal, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

No fim de abril, o GDF Mais Perto do Cidadão foi realizado em Planaltina, quando cerca de 6 mil pessoas foram atendidas | Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

A estimativa é de 4 mil atendimentos nos três dias. Para receber a população, uma estrutura será montada na Quadra 14/15, Conjunto B-2, ao lado da paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Na quinta e sexta-feira, o horário de atendimento será das 9h às 16h. No sábado, das 9h às 12h.

A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, afirma que o programa GDF Mais Perto do Cidadão vai passar por todo o DF para levar ainda mais cidadania para todos. “É um grande projeto itinerante, que democratiza o atendimento à população, com diversos serviços gratuitos em cada uma das regiões administrativas. O GDF vai onde o cidadão está”, ressalta a titular da Sejus.

Arte: Divulgação/Sejus

Os participantes vão contar com atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), pasta do GDF organizadora do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Também estarão nesta 4ª edição, serviços da Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, INSS, unidade móvel da Defensoria Pública, entre outros. Além desses serviços, atividades culturais e de lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico e assistência social, além de serviços de beleza serão oferecidos à população.

O decreto que institui o GDF Mais Perto do Cidadão foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em 8 de fevereiro deste ano. O programa tem como fundamentos a inclusão social, dignidade da pessoa humana, bem-estar social, eficiência dos serviços públicos e acessibilidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Edições anteriores

A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão ocorreu no Riacho Fundo II. Ao todo, mais de 3 mil pessoas da cidade e de localidades próximas como Recanto das Emas e Samambaia foram atendidas durante dois dias de evento, 10 e 11 de abril.

No caso da segunda edição, em Ceilândia, os serviços foram prestados aos cidadãos nos dias 31 de março e 1ª de abril, e contabilizou cerca de 2,5 mil atendimentos. Na oportunidade, foram comemorados os 52 anos da cidade, região administrativa mais populosa do Distrito Federal.

A terceira edição ocorreu em Planaltina, de 27 a 29 de abril. Cerca de 6 mil pessoas foram atendidas pelo programa do governo.

*Com informações da Sejus