11/05/2023 às 08:50, atualizado em 11/05/2023 às 10:02

Região de Saúde Oeste amplia distribuição de medicamentos controlados

Número passa de sete para 13 Unidades Básicas de Saúde habilitadas; em Ceilândia, farmácia da UBS 7 começa a entregar psicotrópicos também no horário noturno

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Pacientes que fazem uso de psicotrópicos contam agora com mais unidades para ter acesso a esses medicamentos. A Superintendência da Região de Saúde Oeste, que compreende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente, amplia de sete para 13 o número de unidades básicas de saúde (UBSs) habilitadas a distribuir medicamentos controlados.

Os medicamentos são entregues mediante prescrição médica, pelo farmacêutico ou pelo técnico que estará no local para o atendimento; somente maiores de 18 anos podem receber remédios sujeitos a controle especial | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Além do aumento de unidades abertas durante os dias úteis e aos sábados, foi contemplada uma reivindicação antiga da população: oferecer o serviço também no horário noturno. A farmácia da UBS 7 de Ceilândia é a primeira, em todo o Distrito Federal, a fazer entrega de psicotrópicos no período noturno, de segunda a sexta, até as 22h.

[Olho texto=”“Passamos 2022 inteiro organizando todos os cenários, o que seria necessário de mobiliário, de organização, de fluxo de trabalho. Tudo foi feito para que, com a chegada dos novos profissionais, pudéssemos ofertar essa distribuição à comunidade”” assinatura=”Sandra Araújo, diretora de Atenção Primária da Região Oeste” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A diretora de Atenção Primária da Região Oeste, Sandra Araújo, explica que a ampliação foi possível devido à recente convocação de farmacêuticos. “Passamos 2022 inteiro organizando todos os cenários, o que seria necessário de mobiliário, de organização, de fluxo de trabalho. Tudo foi feito para que, com a chegada dos novos profissionais, pudéssemos ofertar essa distribuição à comunidade”, detalha.

Os medicamentos são entregues à população mediante prescrição médica, pelo farmacêutico ou pelo técnico que estará no local para o atendimento. Remédios sujeitos a controle especial só podem ser entregues a maiores de 18 anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O aposentado Josoeu Messias, morador da região e usuário dos serviços da UBS 7 de Ceilândia há 19 anos, comemora a expansão: “Facilita muito nossa vida, nem todo mundo tem condição de vir aqui durante o dia, pois chega do serviço à noite e acaba ficando sem o medicamento. Agora com o horário ampliado, ficou nota dez!”

Confira as unidades que vão distribuir medicamentos
Período diurno: (veja aqui os horários)
Brazlândia: UBSs 1 e 2
Ceilândia: UBSs 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12

?Período noturno (dias úteis, das 7h às 22h)
Ceilândia: UBS 7

Aos sábados: (veja aqui os horários)
Brazlândia: UBS 2
Ceilândia: UBSs 2, 6, 8, 9 e 10.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF