13/05/2023 às 10:36, atualizado em 13/05/2023 às 10:49

Concerto da Banda Sinfônica da PMDF comemora os 214 anos da corporação

A orquestra tocou no Museu da República, para festejar o aniversário da histórica instituição militar

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A Polícia Militar do Distrito Federal comemorou seus 214 anos ao som de orquestra no auditório do Museu da República. A Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal realizou um concerto na última sexta-feira (12) para festejar o aniversário da instituição, comemorado neste sábado, 13 de maio.

Instalada em Brasília desde 1967, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal se apresentou no auditório do Museu da República para comemorar os 214 anos da corporação | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”“Estamos aqui na capital desenvolvendo nosso trabalho de segurança pública, apresentando o que nós temos de melhor, para garantir a segurança e a integração com a população. A polícia militar está a serviço da comunidade e somos muito mais do que segurança”” assinatura=”Coronel Carla Menezes, comandante da Academia de Polícia Militar” esquerda_direita_centro=”direita”]

A cerimônia começou com um toque de corneta em homenagem aos veteranos presentes da PMDF. Em seguida, a Banda Sinfônica do Colégio Militar Tiradentes abriu as apresentações com harmonias conhecidas, como o tema do Piratas do Caribe, Fantasma da Ópera, Titãs e Nirvana.

Após os estudantes, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal assumiu o palco, tocando Suíte Pernambucana de Bolso e diversos outros arranjos para o auditório cheio. Foi a última regência do major Josael Albertino Moreira, regente-geral da Banda de Música da PMDF que, após 34 anos de serviços prestados à corporação, entrará na reserva remunerada.

Coronel Carla Menezes e secretário Sandro Avelar prestigiam a apresentação comemorativa da Banda Sinfônica da Polícia Militar

“É uma emoção muito grande porque a gente faz um retrospecto da carreira, o tanto que se dedicou e batalhou. A banda de música da polícia militar é uma sessão muito importante da corporação, pela aproximação que ela traz com a comunidade através da música”, declarou o major.

A coronel Carla Menezes, comandante da Academia de Polícia Militar, destacou a importância do evento cultural para a comunidade.

“Estamos aqui na capital desenvolvendo nosso trabalho de segurança pública, apresentando o que nós temos de melhor, para garantir a segurança e a integração com a população. A polícia militar está a serviço da comunidade e somos muito mais do que segurança”, ressaltou a coronel.

O major Josael Albertino Moreira, regente-geral da Banda de Música da PMDF, após 34 anos de serviços prestados à corporação, entrará na reserva remunerada

História da corporação

Há 214 anos iniciava-se a história da Polícia Militar do Distrito Federal. No século XIX, um ato do Imperador Dom João VI criou a corporação, em sua chegada ao Rio de Janeiro em 1809, com a criação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia – que tinha por função realizar a segurança da capital fluminense e de outros locais do país.

Em 1920, após diversas alterações em sua denominação, a Brigada Policial do Distrito Federal passou a se chamar Polícia Militar do Distrito Federal, chegando ao Planalto Central apenas em 1960, após a criação da cidade de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal, instalada em Brasília desde 24 de janeiro de 1967, tem participação de destaque em diversos eventos socioculturais.

Participou da montagem e apresentação da Ópera Aída, sob a regência do maestro Júlio Medaglia; da apresentação com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência da maestrina cubana Elena Herrera; da execução da Abertura Solene 1812 de Tchaikovsky, sob a regência do maestro Sílvio Barbato, e outros eventos renomados.

Concerto da Banda Sinfônica da PMDF comemora os 214 anos da corporação