15/05/2023 às 09:27, atualizado em 15/05/2023 às 12:20

Abertas inscrições para a sexta etapa do QualificaDF Móvel

Programa oferece 880 vagas em nove cursos nas cidades de Sobradinho, Planaltina, Riacho Fundo II e Brazlândia

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Estão abertas as inscrições para a sexta etapa do QualificaDF Móvel. O programa de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) oferece 880 vagas para nove especializações em diversas áreas. Os cursos de auxiliar administrativo e manutenção de aparelhos celulares são os que oferecem mais vagas.

Há diferentes oportunidades de capacitação ofertadas por meio do programa de trabalho criado pelo GDF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Nesta etapa, as carretas do programa ficarão estacionadas nas regiões de Mestre d’Armas (Planaltina), Nova Colina (Sobradinho), Riacho Fundo II e Brazlândia. Até o próximo dia 22, as inscrições podem ser feitas neste site ou presencialmente em uma das 14 agências do trabalhador do DF.

[Olho texto=”“Agora o QualificaDF Móvel traz um diferencial: a qualificação vai até o cidadão” ” assinatura=”Thales Mendes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre as oportunidades de capacitação estão os cursos de auxiliar administrativo (192), atendente de farmácia (144), administração de serviços hospitalares (144), manutenção de aparelhos celulares (192), operador de microcomputador (28), auxiliar de recursos humanos (48), auxiliar de contabilidade (48), montagem e manutenção de computadores (48) e design gráfico (28).

Demanda

O resultado final da pré-matrícula e a convocação dos candidatos serão divulgados no site da Sedet a partir do dia 23 deste mês. As atividades têm previsão de início em 6 de junho. Os cursos têm duração de 80 horas, com quatro horas diárias de atividades – no turno matutino, das 8h às 12h; no vespertino, das 14h às 18h.

“Estamos qualificando de acordo com a demanda de mercado”, afirma o titular da Sedet, Thales Mendes Ferreira. “Fizemos um levantamento das profissões que mais empregam e que não possuem trabalhadores qualificados. Agora o Qualifica Móvel traz um diferencial: a qualificação vai até o cidadão.”

Criado em 2022, o programa já formou mais de 4 mil alunos em cinco ciclos. O investimento é de R$ 9.864 milhões, para nove etapas. A quinta turma ainda está em sala de aula. O QualificaDF Móvel já passou por Brazlândia, Sol Nascente, Sobradinho, Estrutural Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Paranoá, Sobradinho II e Ceilândia (P.Sul e Setor O).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Requisitos para participar

Para concorrer às vagas, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país, ser maior de 16 anos, beneficiário do seguro desemprego, desempregado, trabalhador informal ou cidadão idoso de até 70 anos.

O programa prioriza a população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, migrantes e demais minorias. O QualificaDF Móvel também dá preferência às pessoas em situação de vulnerabilidade e àquelas residentes das cidades em que as unidades móveis atuarão.

Veja, abaixo, os endereços em que estarão estacionadas as unidades móveis do programa. 

? Planaltina: Mestre d’Armas – Rodovia BR-020, km 20/22
? Sobradinho II: Nova Colina – AR 11 Conjunto 7
? Riacho Fundo II: QN 10 Etapa 1A
? Brazlândia: Vila São José, Quadra 4 – Setor Veredas.