15/05/2023 às 16:13, atualizado em 15/05/2023 às 16:39

Nova subestação fornecerá energia para empresa

Com investimento de R$ 2,5 milhões, o sistema, mais moderno, estabilizará a distribuição energética na Novacap

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Novacap está concluindo a obra de criação da nova subestação de energia dentro da empresa. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a nova subestação terá capacidade de gerar até 1.200 kWp (quilowatt de potência de pico). A iniciativa faz parte do programa de qualidade de vida da empresa, que atua em várias áreas, desde a modernização das edificações, infraestrutura, tecnologia, aquisição de materiais e programas de valorização do empregado.

Com a alta demanda de energia que temos na Novacap, a construção desta subestação é de extrema importância para evitar interrupções no processo produtivo e prejuízos para a companhia, além de garantir um fornecimento de energia elétrica confiável e contínuo, declara o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Capacidade

A usina fotovoltaica foi dimensionada para 12 sistemas de 100 kWp cada, totalizando 1.200 kWp final. A obra foi dividida em três fases,  cada uma delas composta por quatro sistemas de 100 kWp, totalizando 400 kWp por fase.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A subestação de energia da Novacap será nova, receberá o circuito proveniente da cabine de medição em 13,8 kV e vai rebaixar a tensão para 380/220V. As instalações existentes de entrada de energia e medição serão substituídas por outras novas e modernas. O sistema utilizado será de 2+1, com três transformadores. A usina de geração a diesel é composta por um conjunto de dois grupos geradores que deverão funcionar em paralelo.

A Novacap afirma lamentar os transtornos causados pela obra, mas os serviços se fazem necessários para garantir a segurança dos equipamentos e maquinários.