16/05/2023 às 10:45

Combate a abuso e exploração sexual em discussão aberta ao público

Na próxima quinta (18), o auditório da Escola de Assistência Jurídica terá evento com palestras sobre medidas protetivas e outras estratégias de apoio a vítimas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em parceria com o projeto Vez e Voz, da Universidade de Brasília (UnB), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), promove a ação Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças, Adolescentes e Mulheres: Intervenções em Rede. A ação ocorre na quinta-feira (18), das 14h às 18h, no auditório da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) – Setor Comercial Norte, Quadra 1, Conjunto G, Ed. Rossi Esplanada Business, subsolo. 

Além de servidores, público em geral poderá participar do debate | Arte: DPDF

Durante o evento, que é aberto ao público em geral, haverá palestras sobre diversos tópicos relacionados ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças, adolescentes e mulheres no Distrito Federal.

A primeira convidada é a subsecretária de Atividade Psicossocial da DPDF, Roberta de Ávila, que abordará a importância da escuta qualificada e do atendimento humanizado com perspectiva de gênero e o funcionamento das atuações psicossociais na Defensoria. Ela também vai apresentar ao público a Cartilha de Enfrentamento à Cultura do Estupro.

“É essencial que os servidores e a sociedade como um todo obtenham o conhecimento necessário e se mobilizem em prol dos mais vulneráveis, efetivando os direitos e, sobretudo, exercendo suas responsabilidades no combate à naturalização de uma cultura do estupro”, resume Roberta de Ávila.

Escuta especializada

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Outra participação confirmada é a da juíza Luciana Lopes Rocha, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do Tribunal de Justiça do DF. Ela falará sobre as medidas protetivas de urgência e as alterações legais para a proteção de crianças, adolescentes e mulheres das leis nº 14.550/2023 e 14.344/2022 (Lei Henry Borel).

Também será abordada a atuação do Núcleo de Assistência Jurídica da Infância e Juventude no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A palestra será feita pela defensora pública do DF Karini Abritta.

Ainda no evento, será feita uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto Vez e Voz na prevenção, identificação e proteção de crianças e adolescentes. No encerramento da ação, representantes do Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio falarão sobre a importância da escuta especializada e as intervenções em rede para a proteção integral de crianças e adolescentes.

*Com informações da Defensoria Pública do DF