17/05/2023 às 17:56

Parque da Cidade ganha reforço na segurança

Rondas serão mais rígidas e intensificadas durante toda a semana

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Queremos que as pessoas se sintam seguras desde a sua chegada até o momento de irem para suas casas”” assinatura=”Todi Moreno, administrador do Parque da Cidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek recebeu um reforço na segurança, com aumento do efetivo em circulação e rondas intensificadas. Intitulada “Sorria, você está sendo filmado”, uma ação conjunta entre as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Esporte e Lazer (SEL)  já está sendo empreendida para garantir um ambiente mais protegido. 

Reforço no policiamento inclui maior frequência de rondas no parque | Foto: Divulgação/SEL

O objetivo é proteger quem passa pelo parque, com a permanência de policiais militares ciclistas, polícia montada e motorizada, além do monitoramento por câmeras. “Estamos articulando uma série de medidas juntamente com a PMDF [Polícia Militar do DF] e o Detran para ampliar a segurança”, explica o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno. “Queremos que as pessoas se sintam seguras desde a sua chegada até o momento de irem para suas casas.” 

As forças de segurança envolvidas vão intensificar as rondas durante toda a semana. Os policiais montados farão a segurança das 9h às 22h, enquanto o policiamento ciclístico atuará das 9h às 16h, e as patrulhas motorizadas farão rondas ininterruptamente, inclusive nos estacionamentos. O monitoramento com câmeras de segurança também será adotado.

Movimento

Outra novidade é a implementação do modelo Rede de Vizinhos Protegidos, um canal de comunicação direto com o 1º Batalhão de Polícia Militar entre a Administração do Parque, vigilantes e permissionários, por meio do Centro de Supervisão Operacional.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O Parque da Cidade é referência no que diz respeito ao lazer e um dos locais mais apropriados para prática esportiva ao ar livre”, pontua o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro. “Queremos garantir diversas melhorias e estamos trabalhando para efetivar todas elas, começando pelo reforço na segurança.”

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Lopes, lembra que, quando há eventos no local nos fins de semana, o número de frequentadores costuma ultrapassar a marca de 90 mil pessoas. “O nosso parque é um dos maiores parques urbanos do mundo, sendo frequentado por pessoas que praticam atividades esportivas, culturais, educacionais, turísticas, entre outras”, aponta. “Logo, essa ação de segurança se faz necessária pelo alto fluxo no local.”

*Com informações da SEL