17/05/2023 às 18:10, atualizado em 30/05/2023 às 20:12

Piso emborrachado é instalado na central do comando do Túnel de Taguatinga

‌Revestimento vai garantir isolamento elétrico em duas salas da área técnica que abrigam painéis de energia

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Duas salas da central de comando do Túnel de Taguatinga ganharam piso emborrachado. Medindo 90 m² cada, os cômodos abrigam os quadros elétricos que alimentam os sistemas de exaustão e iluminação da passagem subterrânea. O revestimento trará mais segurança para os técnicos responsáveis pela operação.

Piso emborrachado das salas da central de comando do Túnel de Taguatinga oferece mais segurança para os técnicos responsáveis pela operação | Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

?A área técnica do Túnel de Taguatinga começou a ser preparada para receber os quadros de alimentação em dezembro. A construção das duas bases de concreto maciço responsáveis por sustentar os painéis levou cerca de um mês para ser concluída. Cada uma delas tem 7 m de comprimento por 90 cm de largura, com uma altura de 20 cm.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Em cima dos blocos de apoio, uma canaleta de aço galvanizado foi instalada para receber o cabeamento dos quadros de energia. “Temos um total de dez painéis nessas duas salas, todos de baixa tensão”, detalha o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “O piso emborrachado foi instalado na frente dos quadros, para melhorar o isolamento”.

?O setor de comando do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem, logo acima da laje superior. Além dos quadros de alimentação, o espaço de 1.734 m² vai abrigar centrais de monitoramento, geradores de energia, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio, cada um com capacidade para 50 mil litros de água.

Piso emborrachado é instalado na central do comando do Túnel de Taguatinga