Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/05/2023 às 17:44, atualizado em 30/05/2023 às 20:11
Serviços incluem plantio de grama e revestimento da fachada com placas cimentícias
A ligação entre o Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo está em fase de acabamento. Mudas de grama já tomam conta dos canteiros que ladeiam o acesso à estrutura. Além disso, toda a fachada da passagem subterrânea, tanto na entrada quanto na saída, foi revestida com placas cimentícias.
O plantio de grama da espécie batatais foi finalizado na área de 1.500 m² que fica às margens do emboque sul do túnel, por onde carros e motos vão trafegar em direção à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Já no desemboque norte, saída dos veículos que vão acessar a Elmo Serejo, o cultivo do espaço de 1.200 m² começa nesta sexta (19).
“Além de ajudar na recomposição ambiental da região, a grama deixa o visual muito mais agradável para os motoristas que vão trafegar por aqui”, avalia o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Um projeto de paisagismo também vai embelezar uma área de 520 m² sob a rampa do BRT. No último dia 8, o espaço começou a ser aterrado. “Contamos com a ajuda de um caminhão caçamba basculante para despejar cerca de 200 m³ de terra no local”, conta José Alfredo. “Depois vamos nivelar e deixar tudo pronto para a Terracap cuidar do paisagismo”.
Placas cimentícias
?O acabamento da fachada do Túnel de Taguatinga, vista por quem vem da Elmo Serejo, está pronto. A estrutura de concreto foi forrada por placas cimentícias, mesmo material usado nas paredes internas da passagem subterrânea. “Com a cobertura desses últimos 250 m², terminamos os trabalhos com esse revestimento na obra”, afirma José Alfredo.
As quatro paredes do Túnel de Taguatinga receberam 7 mil peças de placas cimentícias, cada uma delas medindo 1,2 m por 2,4 m. O revestimento melhora a acústica da passagem e é resistente a condições climáticas adversas. Além disso, o material não pega fogo.