18/05/2023 às 09:55, atualizado em 18/05/2023 às 11:30

Placas educativas marcam presença nas vias do DF no Maio Amarelo

A iniciativa faz parte de uma série de ações durante o mês voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Quem transita pelas vias do Distrito Federal durante este mês tem encontrado mensagens que advertem motoristas, ciclistas e pedestres sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir acidentes de trânsito. Foram instaladas 46 placas educativas em cinco rodovias e mais algumas travessias de pedestre (passagens subterrâneas, passarelas e faixas). A iniciativa faz parte de uma série de ações do Governo do Distrito Federal (GDF) em alusão ao Maio Amarelo, período de conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.

Mensagens escritas nas placas chamam atenção tanto de quem dirige quanto dos pedestres | Foto: Divulgação/DER

“O Maio Amarelo é muito importante para a conscientização de todos os atores no trânsito”, explica o superintendente de operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Murilo de Melo Santos. “Este ano, temos várias ações, e essa de sinalização, por meio de placas, é muito importante, porque atinge tanto os condutores de veículos quanto pedestres e ciclistas.”

“Respeite os limites de velocidade”; “se beber, não dirija”; “pedestre, preserve sua vida e realize travessias seguras”; “no trânsito, escolha a vida” e “não utilize o celular na direção” são os alertas grafados nas placas sinalizadoras confeccionadas pelo órgão. 

Alertas permanentes

“São mensagens educativas bem objetivas sobre as principais infrações que a gente observa e que são causas de acidentes nas rodovias monitoradas pelo DER, como o uso de celular ao volante, excesso de velocidade e embriaguez ao volante”, detalha a diretora de Educação de Trânsito do DER, Jucianne Nogueira.

Os itens foram instalados nos lugares de maior fluxo e visibilidade, como Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Norte e Sul e L4 Norte. Também há menções em painéis nas BRs-020, 040 e 070, Taguatinga Centro, entrada do Gama, Cidade do Automóvel e subida do Colorado.

“Esse é o primeiro ano em que trabalhamos com as placas”, afirma a diretora. “Já utilizamos front lights, front leds e pórticos. Essa é uma forma de trazer a mensagem educativa de forma fixa, porque as placas ficarão para além do mês de maio.”

Campanha

Principal campanha em nível nacional de prevenção de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo completou, neste ano, uma década. Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, estão sendo executadas diversas ações educativas e preventivas pelos órgãos de trânsito.

O DER abriu os trabalhos de conscientização no início deste mês, e segue com a programação até o dia 27. São blitzes educativas, passeios ciclísticos, doação de sangue e atividades no Hospital da Criança de Brasília (HCB) e na Universidade de Brasília (UnB). Já o Detran prevê cerca de 150 atividades durante todo o mês. O objetivo é diminuir o número de vítimas fatais.

Segundo dados do Detran, o primeiro trimestre de 2023 foi o período em que houve o menor registro de acidentes fatais no Distrito Federal, com 47 vítimas. Este número é 27% menor, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 65 óbitos.

Placas educativas marcam presença nas vias do DF no Maio Amarelo