Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/05/2023 às 16:57, atualizado em 25/05/2023 às 17:43
Escavação das lagoas de contenção e execução da galeria de águas pluviais estão em andamento na avenida. Atual fase dos trabalhos tem investimento de R$ 42,1 milhões
Tradicional avenida que liga Ceilândia e Taguatinga, a Hélio Prates chega à segunda etapa das obras de requalificação urbana. A atual fase da reforma compreende o trecho entre a QNG/QI 1 e o Pistão Norte, com uma extensão de cerca de 2,1 km, e um investimento de R$ 42, 1 milhões. A escavação das lagoas de contenção no Parque do Cortado, a execução da rede de drenagem pluvial na pista Norte (sentido Plano Piloto – Ceilândia) e a implantação da pista do BRT já estão em andamento.
“Estamos trabalhando nessas duas lagoas de contenção, uma com capacidade para 25 mil metros cúbicos de água e a outra para 14 mil metros cúbicos, que vão receber as águas pluviais”, destaca o fiscal da obra pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlos Augusto Vieira.
A tão esperada rede de drenagem na região também vai ganhando espaço por ali. “Está sendo executada uma extensão de 1 km de galerias, usando manilhas de concreto. Esta parte foi iniciada na altura da Feira dos Goianos, em Taguatinga, paralelamente às vias onde circulam os carros”, explica o engenheiro civil.
Já a pavimentação do corredor exclusivo do BRT está sendo feita na pista Norte. A passagem construída para os ônibus rápidos na Hélio Prates compõe o chamado Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 km e vai conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto. O corredor passará por outras estradas, como a EPTG, o Centro de Taguatinga e a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), antes de chegar à região central de Brasília.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
A segunda etapa de intervenções na avenida inclui, ainda, calçadas ampliadas e remodeladas, estacionamentos reordenados e pavimentados, ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano. Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, trata-se de uma obra grandiosa e que tem nas galerias de águas pluviais um diferencial para os moradores da cidade.
“As reformas são fundamentais não apenas pela requalificação da avenida, mas pela questão das águas pluviais. Taguatinga tem 65 anos e era necessário obra também debaixo da terra”, pontua. “Essa nova drenagem vai beneficiar muito áreas como o Setor Industrial, a QND, a QNG e a QNE , uma região onde o asfalto foi muito prejudicado pelo acúmulo de água”, afirma o administrador.
A Hélio Prates possui 7,2 km de extensão e abriga diversas instituições de ensino, saúde e esporte, além de residências e comércios e, por isso, tem alto índice de circulação de pessoas e carros.