Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/05/2023 às 19:57, atualizado em 15/05/2024 às 09:27
Marcações feitas no pavimento da passagem subterrânea são usadas para organizar o fluxo e orientar os motoristas
As pistas do Túnel de Taguatinga já estão recebendo suas primeiras sinalizações horizontais. As marcações começaram a ser pintadas sob o pavimento de concreto nesta quarta-feira (24). Os trabalhos foram iniciados pelo lado sul da passagem subterrânea, por onde os veículos seguirão da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Engenheiro civil da Secretaria de Obras, Bruno Almeida conta que uma linha tracejada vai separar as faixas de rolamento, indicando que ultrapassagens são permitidas no interior do Túnel de Taguatinga. Além disso, cada uma das seis pistas será numerada. A medida facilita a comunicação com os motoristas.
“Muitas vezes, haverá a necessidade de interditar uma das faixas, seja para fazer uma manutenção, seja porque aconteceu algum acidente”, explica Bruno. “Os painéis luminosos instalados na EPTG e na Elmo Serejo poderão informar, com antecedência, exatamente qual pista está bloqueada.”
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Diferentemente do que é visto nas vias asfaltadas, as sinalizações horizontais do Túnel de Taguatinga não são brancas. “Usamos tinta cinza-claro com contorno preto, para que as marcações possam se destacar no piso de concreto”, conta Bruno. “Com o tempo, o revestimento tende a escurecer, e o contorno passa a aparecer menos”.
A escolha do pavimento rígido para cobrir as seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga levou em consideração sua alta resistência. Produzido com concreto de cimento Portland (CCP), o revestimento tem vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. E, por isso, é indicado para vias de tráfego pesado.