26/05/2023 às 20:34

Pentecostes terá vacinação contra a gripe neste sábado (27)

Público estimado é de 200 mil pessoas por dia. Equipes da Secretaria de Saúde farão a aplicação de imunizantes das 13h às 20h

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Saúde (SES) está presente na celebração de Pentecostes, que começa nesta sexta-feira (26), em Taguatinga. Cerca de 40 profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estarão à disposição da população. Para cobrir os três dias de Pentecostes, foram destacadas duas ambulâncias, duas motolâncias e recursos para atendimento de múltiplas vítimas. O público estimado é de 200 mil pessoas por dia. Além de apoio assistencial, a SES também levará imunizantes como reforço ao Dia D de vacinação, que ocorre neste sábado (27) em mais de 70 postos de atendimento em todo o Distrito Federal.

Com um público estimado em 200 mil pessoas por dia, a celebração de Pentecostes receberá o apoio da Secretaria de Saúde para a aplicação de imunizantes | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

As equipes estarão alocadas em uma grande tenda localizada à esquerda do palco, onde o público poderá buscar atendimento durante todo o evento. Por reunir milhares de pessoas no período da seca e em ambiente aberto, é comum na Celebração de Pentecostes casos de desidratação, picos de pressão, quedas e hipoglicemia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os profissionais que atuam no evento estão preparados para solucionar essas situações no local e evitar o transporte para unidades de pronto-atendimento (UPAs) e hospitais. “Ano passado todas as ocorrências foram resolvidas no próprio evento. Para esta edição, reforçamos o pessoal e a expectativa é conseguir atender todas as demandas novamente”, explica a gerente de Apoio aos Serviços de Urgência e Emergências da SES, Thaís Braga. Caso seja necessário, contudo, as UPAs de Vicente Pires e de Samambaia, bem como os hospitais regionais de Taguatinga e de Samambaia, estão preparados para receber os pacientes da celebração religiosa.

No sábado (27), os fiéis podem aproveitar para se vacinar contra a gripe. O imunizante estará disponível das 13h às 20h, diretamente na tenda da SES. Basta apresentar cartão de vacina e documento de identificação com foto.

*Com informações do Secretaria de Saúde (SES)