29/05/2023 às 15:53

Curso aprimora práticas de combate a incêndios

Capacitação sobre o Sistema de Comando de Incidentes movimenta servidores de órgãos ambientais durante esta semana 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Servidores do Instituto Brasília Ambiental, do Jardim Botânico de Brasília, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), da Base Aérea de Brasília, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participam, durante esta semana, de uma capacitação sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI). 

Regularmente ministrados pelos bombeiros, treinamentos apresentam vivências práticas, além das aulas teóricas |Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O curso é uma das ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) coordenado pela Secretaria de do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), e está sendo ministrado por integrantes do CBMDF desta segunda (29) até sexta-feira (2/6), das 8h às 18h, no Grupamento dos Bombeiros. 

Com carga horária de 40 horas, o treinamento terá aulas práticas e teóricas, além de um simulado prático, sexta-feira, na Floresta Nacional de Brasília (Flona). As equipes do Corpo de Bombeiros promovem, regularmente, treinamentos e capacitações. 

O sistema

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O SCI é uma ferramenta que pode ser aplicada em casos de acidentes, para organização das ações a serem adotadas no controle de cada situação. O sistema foi desenvolvido na década de 1970 para gestão no combate aos incêndios florestais na Califórnia (EUA).

Atualmente, o SCI é utilizado por diversos estados brasileiros, inclusive no sistema de segurança pública do Distrito Federal. O sistema garante a integração dos esforços para resposta e pode ser aplicado a qualquer tipo de situação.

“O curso visa à capacitação de diversos órgãos que integram o Ppcif com objetivo de preparar o corpo técnico dos servidores para aprimorar ainda mais a eficácia no combate aos incêndios florestais de grande proporção”, explica a coordenadora técnica do Ppcif, Carolina Schubart.

*Com informações da Sema