29/05/2023 às 19:03, atualizado em 29/05/2023 às 19:57

DF terá primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste

O espaço abrigará o Corpo de Bombeiros e a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil em área central de Brasília para o monitoramento e gestão de desastres naturais

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste será no Distrito Federal. A unidade será construída em um lote do Corpo de Bombeiros na área central de Brasília, no Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS). O espaço abrigará o monitoramento e a gestão dos desastres naturais a serem feitos por servidores dos bombeiros e da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil.

[Olho texto=”“O monitoramento dos desastres em um centro trará uma otimização na alocação dos recursos, tanto para prevenção, quanto para mitigação. Dessa forma, vamos conseguir minimizar os custos e realizar a prevenção de forma mais eficiente, evitando prejuízos”” assinatura=”tenente-coronel Leandro Magalhães Mariani, comandante do Centro de Obras do CBMDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Vimos como uma necessidade agrupar as ações de proteção civil que são inerentes ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil em uma só edificação”, explica o comandante do Centro de Obras do CBMDF, o tenente-coronel Leandro Magalhães Mariani. “Esse centro vai agrupar as atividades de monitoramento e mitigação de desastres, bem como as ações e operações de proteção civil”, completa.

Serão 4.200 metros quadrados de área de construção que abrigará uma edificação com três pavimentos, sendo um subsolo. O espaço contará com áreas para o Grupamento de Proteção Civil do Corpo de Bombeiros e para a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil. Além disso, há a expectativa de uma redundância do Centro de Operações de Comunicação, do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

O primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste contará com áreas para o Grupamento de Proteção Civil do Corpo de Bombeiros e para a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil | Imagens: CBMDF

“O monitoramento dos desastres em um centro trará uma otimização na alocação dos recursos, tanto para prevenção, quanto para mitigação. Dessa forma, vamos conseguir minimizar os custos e realizar a prevenção de forma mais eficiente, evitando prejuízos”, destaca o tenente-coronel.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atualmente, o trabalho é feito de forma descentralizada pela Secretaria de Segurança Pública. “Vamos poder unir os recursos das duas instituições e trabalhar de forma mais integrada. A ideia é que o centro possa ser estendido a nível nacional, com integração também de outras unidades da federação”, revela.

A iniciativa teve como inspiração o Centro de Inteligência de Defesa Civil, localizado no anexo do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. O projeto básico está em fase de conclusão para que seja definido o valor de investimento e iniciada a licitação da obra.

DF terá primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste