31/05/2023 às 19:51

População pode participar da revisão do Pdot do DF

Documento, sendo o atual de 2009, é instrumento básico da política territorial e de orientação sobre produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do território. Confira a data das próximas reuniões

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A sociedade civil tem diversas formas de contribuir para o futuro do Distrito Federal. Uma das alternativas do Governo do Distrito Federal (GDF) ouvir as considerações da população é por meio da construção do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Este documento define onde estão e quais são as diretrizes e estratégias aplicadas às zonas urbanas e rurais do DF, às áreas ambientalmente sensíveis e quais podem ser destinadas à moradia ou à indústria, por exemplo.

O documento atual é de 2009 e a cada dez anos é necessário que haja uma revisão, que foi iniciada em 2019, mas interrompida devido à pandemia da covid-19. Para que a população possa participar ativamente do processo de revisão do Pdot, 53 oficinas serão realizadas ao longo deste ano para estudar, discutir e debater o planejamento do DF pela próxima década. A primeira foi realizada no último sábado (27), em Vicente Pires.

Oficina realizada em Vicente Pires no último sábado (27), a primeira de uma série de reuniões que envolverá várias regiões administrativas | Fotos: Divulgação/Seduh-DF

“A gente precisa de participação da população, porque é quem está na ponta, quem está sentindo as dificuldades. A gente precisa discutir essas dificuldades de mobilidade, de falta de equipamento público, das áreas públicas, uso e ocupação do solo. Tudo isso passa por um planejamento bem feito do Pdot”, justificou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.

Dos 53 encontros, 35 serão geográficos, nas próprias regiões administrativas, e 18 temáticos, que são separados por temas específicos. Para participar, basta que o cidadão compareça ao local definido para a oficina e opine sobre o futuro do DF.

Após todas as oficinas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) vai avaliar e consolidar as considerações da população junto aos estudos feitos pelos técnicos da pasta e submeter o documento para aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

A oficina temática ‘Direito à cidade , habitação e moradia’ ocorreu na terça (30)

Confira o cronograma de oficinas dos próximos dias:

? Paranoá
Dia 3/6 (sábado)
Às 9h
No Colégio CAIC Santa Paulina, Quadra 5, Área Especial 1

? Cruzeiro
Dia 6/6 (terça-feira)
Às 19h
No Centro Educacional 2, SHCES, Quadra 805 (auditório)

? Lago Norte
Dia 14/6 (quarta-feira)
Às 19h
No Colégio do Sol, SHIN CA 6, Lote A (auditório)

? Brazlândia
Dia 17/6 (sábado)
Às 9h
No Centro de Ensino Médio 1, Área Especial II, Setor Sul (auditório)

Confira o cronograma de oficinas dos próximos meses, com endereços ainda a definir:

Arte: Seduh

?Para mais informações, consulte o site do Pdot.