02/06/2023 às 16:06, atualizado em 02/06/2023 às 20:11

Bacias de contenção do Bernardo Sayão vão proteger setor habitacional

Com investimentos de R$ 5,6 milhões concedidos pela Terracap e Caixa Econômica Federal, as obras vão evitar erosões no Córrego Vicente Pires

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Uma bacia de contenção serve para reter a água da chuva, evitando que ocorram erosões ao desaguar em grande volume nos rios. Duas lagoas de contenção com capacidade total de 18 milhões de litros de água, localizadas no Setor Habitacional Bernardo Sayão, no Guará, estão em andamento.

A Bacia 10 já foi concluída, faltando apenas o cercamento e plantio de grama na área externa. Já a Bacia 11 está em escavação, com o dispositivo de entrada já feito e a fundação já finalizada | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Ambas ficam próximo ao Córrego Vicente Pires. A Bacia 10 já foi concluída, faltando apenas o cercamento e plantio de grama na área externa. Já a Bacia 11 tem a escavação sendo concluída, com o dispositivo de entrada já feito e a fundação do de saída já finalizada.

[Olho texto=”“Era uma área que estava tendo muita erosão, porque a água batia direto no rio, com um volume grande. Agora fica armazenada na bacia e vai saindo devagar, evitando o desgaste”” assinatura=”Max Frederico Schlischka, executor da obra” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o executor da obra, Max Frederico Schlischka, a entrada de água nos dispositivos é mais baixa que a saída, o que faz com que, quando se atinge a cota de água acumulada, ela começa a vazar de volta para o córrego de forma amortecida.

“Era uma área que estava tendo muita erosão, porque a água batia direto no rio, com um volume grande. Agora, fica armazenada na bacia e vai saindo devagar, evitando o desgaste”, afirmou Max.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A obra beneficiará sete quadras da região, evitando o transbordamento do rio. A construção das bacias teve início em abril de 2022 e conta com investimento de R$ 5,6 milhões, com os recursos de financiamento concedidos pela Caixa Econômica ao Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Terracap.

Bacias de contenção do Bernardo Sayão vão proteger setor habitacional