02/06/2023 às 18:52

Dois dias de assistência social e cidadania à população de Samambaia

Quinta edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão está na cidade e oferece serviços gratuitos, vacinação e lazer à comunidade. Evento se encerra neste sábado (3)

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Em sua quinta edição neste ano, o GDF Mais Perto do Cidadão desembarcou, nesta sexta-feira (2), em Samambaia, com uma lista extensa de serviços gratuitos e cuidados para a população local. O espaço montado na QN 431, em frente à Subsede da Administração Regional, teve um bom movimento no primeiro dia de atendimentos prestados por vários órgãos de governo. O evento segue até este sábado (3), das 9h às 16h.

No GDF Mais Perto do Cidadão, a Carreta da Defensoria oferece orientação e assistência jurídica, principalmente na área do Direito de Família | Fotos: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Emissão da carteira de trabalho digital, da carteira de identidade, acesso a benefícios sociais oferecidos no DF, vacinação contra a covid-19 e a gripe, além de lazer para a criançada, foram algumas das opções para quem passou por lá. A carreta do Na Hora também marcou presença concentrando atendimentos oferecidos por Caesb, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros órgãos.

Entre os serviços oferecidos, está corte de cabelo gratuito oferecido por uma equipe de barbeiros de salão de Taguatinga

A dona de casa Yorrana Sousa, 26 anos, levantou-se antes do sol raiar e chegou às 5h para resolver suas pendências. Primeiramente, emitiu o registro geral (RG) dos três filhos no espaço da Polícia Civil. Em seguida, seguiu para a carreta da Defensoria Pública para resolver a questão da pensão alimentícia de dois deles, que não está sendo paga pelo pai. Com as certidões em mãos, ela deu entrada no processo chamado judicialmente de execução de alimentos.

A dona de casa Yorrana Sousa, 26 anos, chegou cedo ao espaço montado na QN 431 para resolver suas pendências: primeiramente, emitiu o RG dos três filhos no espaço da Polícia Civil; em seguida, foi à carreta da Defensoria Pública para resolver a questão da pensão alimentícia de dois deles

“Tentei resolver por telefone, fui até um fórum, mas nada deu certo. Quando soube que poderia resolver aqui na Defensoria, cheguei de madrugada”, riu. “Para mim, um evento como esse ajuda demais. Tenho três filhos e consegui fazer a documentação e a pensão deles numa manhã só. Foi excelente”, elogiou a moça, moradora de Samambaia Norte.

O estudante Rodrigo Silva, 13, aproveitou o corte de cabelo gratuito: “Passei mais cedo no salão onde corto e estava fechado. Daí, resolvi cortar aqui. Foi massa”

?Já o estudante Rodrigo Silva, 13, aproveitou o corte de cabelo gratuito que foi oferecido por uma equipe de barbeiros de um salão de Taguatinga. Em meia hora, saiu de visual novo. “Passei mais cedo no salão onde corto e estava fechado. Daí, resolvi cortar aqui. Foi massa”, opinou o garoto. A previsão da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), coordenadora do evento, é que 4 mil atendimentos sejam realizados até este sábado (3).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Mais de 15 mil atendimentos em diversas RAs

A primeira edição do GDF Mais Perto do Cidadão ocorreu no Riacho Fundo II, no mês de março. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram atendidas durante dois dias de evento. Na sequência, Ceilândia recebeu a segunda edição e totalizou cerca de 2,5 mil atendimentos.

Depois, o programa seguiu para Planaltina, entre 27 e 29 de abril, e somou cerca de 6 mil pessoas atendidas. Sobradinho recebeu a quarta edição, em maio, e registrou prestação de serviços para 4 mil pessoas.

Para a secretária de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani, o diferencial do programa é justamente conseguir resolver as necessidades do cidadão perto de onde ele reside. “É um grande projeto itinerante, que democratiza o atendimento à população. O GDF vai aonde o cidadão está para levar ainda mais cidadania para todos”, finaliza.