03/06/2023 às 15:41

Cruzeiro e Lago Norte receberão as próximas oficinas sobre o Pdot

Encontros para discutir as regiões estão marcados, respectivamente, para terça-feira (6) e 14 de junho, sendo abertos a todos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

As regiões administrativas (RAs) do Cruzeiro e Lago Norte receberão as próximas oficinas participativas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), para a população discutir temas importantes para o desenvolvimento urbano das cidades, como regularização fundiária, meio ambiente, transporte público, entre outros.

No Cruzeiro, o encontro está marcado para a próxima terça-feira (6), às 19h, no auditório do Centro Educacional (CE) 02, na Quadra 805 do Cruzeiro Novo. No Lago Norte, será no dia 14 de junho, às 19h, no auditório do Colégio do Sol, localizado no SHIN CA 06. O objetivo é que os participantes tragam as problemáticas das suas regiões e apontem os potenciais de onde moram.

Na próxima terça-feira (6), o Centro Educacional (CE) 02, no Cruzeiro Novo, vai sediar oficina participativa sobre a revisão do Pdot | Foto: Divulgação/Seduh

Com base na contribuição deles, o planejamento territorial será revisado, levando em conta aspectos como sustentabilidade, inclusão social, oferta de lazer, serviços públicos e moradia para a população. O Plano Diretor pretende não só organizar a cidade, como também promover bem-estar aos moradores.

[Olho texto=”“O Pdot traduz muitas das demandas da população em lei. Por isso, a participação no momento de revisão dessa lei é necessária para que alterações mais efetivas sejam feitas na organização do território”” assinatura=”Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O Pdot é muito importante, porque é a norma responsável por definir a organização do território do DF. É no Pdot que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Como o Plano Diretor possibilita que as demandas da população local sejam atendidas, a participação popular é de grande relevância. “O Pdot traduz muitas das demandas da população em lei. Por isso, a participação no momento de revisão dessa lei é necessária para que alterações mais efetivas sejam feitas na organização do território”, ressalta o coordenador.

Mobilização popular

Um dos que estão interessados em participar do evento é Enio Ferreira, vice-presidente da Prefeitura Comunitária do Cruzeiro Novo e presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Cruzeiro (Conseg). “É importante a população se engajar porque isso ajuda na tomada de decisão sobre algumas demandas da comunidade”, comentou.

[Olho texto=”“É muito importante que todos compareçam às reuniões e se engajem. Afinal, como o governo vai traçar um Plano Diretor sem ajuda da população? É importante que a maioria seja ouvida e se faça ouvir”” assinatura=”Antônio Matoso, prefeito comunitário da Península Norte” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o objetivo de convocar o Lago Norte para a oficina do Pdot, o prefeito comunitário da Península Norte, Antônio Matoso, junto a outros líderes do local, elaboraram uma cartilha que será distribuída aos moradores neste sábado (3) para explicar sobre o Plano Diretor.

“Tem muita gente que não sabe o que é, então vamos explicar. É muito importante que todos compareçam às reuniões e se engajem. Afinal, como o governo vai traçar um Plano Diretor sem ajuda da população? É importante que a maioria seja ouvida e se faça ouvir”, disse ele.

Representando o Núcleo Rural Boa Esperança, no Lago Norte, o líder comunitário Sérgio Teodoro reforça a necessidade de a população comparecer às oficinas e falar sobre uma das principais demandas da região, que é a regularização e a qualidade de vida que isso trará. “É importante a participação da população na reunião do Pdot porque as melhorias vão trazer benefícios para todos e são coisas que todos os moradores almejam”, destaca Sérgio.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas.

Para isso, basta comparecer à oficina nas datas e horários marcados. O evento também será transmitido no canal da secretaria no Youtube, chamado Conexão Seduh.

Ao todo, são 53 oficinas participativas previstas com a população do DF para discutir a revisão do PDOT. Confira o calendário completo.

Dinâmica

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As oficinas participativas serão conduzidas ao longo deste ano, por pelo menos 15 técnicos da área de planejamento da Seduh, além de técnicos de outros setores da pasta. A dinâmica inclui momentos expositivos e outros dedicados para a população fazer suas contribuições.

Os participantes serão divididos em grupos para debater temas diferentes e poderão fazer contribuições individuais ou em grupo. Haverá também o registro de falas e percepções, debates em cada grupo, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião que será divulgado posteriormente. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.

Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço

? Cruzeiro

Data: 6/6 (terça-feira)
Horário: às 19h
Local: Centro Educacional 2, SHCES, Quadra 805 (auditório)

? Lago Norte

Data: 14/6 (quarta-feira)
Horário: às 19h
Local: Colégio do Sol, SHIN CA 6, Lote A (auditório)

*Com informações da Seduh