03/06/2023 às 13:05, atualizado em 03/06/2023 às 14:46

Programa Rua do Lazer fomenta atividades esportivas nas RAs

Iniciativa consiste no fechamento de vias públicas para realização da prática de atividades físicas, lazer e cultura para toda a comunidade em dias e horários determinados pelas regiões administrativas

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Em vez de carros, motos e ônibus, muitas pessoas, de diferentes idades, tomam a Avenida Central do Guará, entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Edifício Consei, na QE 31 do Guará II, para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer. De volta desde janeiro, a Rua do Lazer da cidade reuniu, no último domingo (28/5), cerca de cinco mil pessoas em uma edição especial.

[Olho texto=”“O programa Rua do Lazer é uma excelente opção para que a comunidade desfrute de atividades de lazer, recreação e aprecie atividades culturais nas ruas da cidade, além de ser um excelente espaço de convívio entre os moradores”” assinatura=”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Assim, como o tradicional Eixão do Lazer, que é uma das grandes alternativas no fim de semana para as práticas do lazer e esporte no Distrito Federal, as administrações regionais também podem criar espaços exclusivos em suas cidades, como forma de estimular as atividades esportivas pela comunidade. Além de promover programas ao ar livre, encontro de amigos e familiares, a ideia da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) é que a população ocupe ainda mais os espaços públicos.

“O programa Rua do Lazer é uma excelente opção para que a comunidade desfrute de atividades de lazer, recreação e aprecie atividades culturais nas ruas da cidade, além de ser um excelente espaço de convívio entre os moradores, que proporciona também momentos de união e interação”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.

A Rua do Lazer do Guará ocorre todo último domingo do mês, das 8h às 16h | Fotos: Ascom/Administração Regional do Guará

“Ouvir a comunidade, os produtores locais e as lideranças da cidade foi fundamental para resgatarmos a Rua de Lazer do Guará, que tem atraído cada vez mais famílias. Envolve toda uma logística, que só é possível com o apoio dos órgãos do GDF e da comunidade que abraçou a iniciativa”, conta o administrador regional da cidade, Artur Nogueira.

“Os comerciantes, que antes tinham receio, hoje vendem o dobro nos dias de evento e ajudam com recursos para a iniciativa. Além disso, o pessoal do artesanato e vendedores cadastrados geram renda para a cidade”, afirma Nogueira. A Rua do Lazer do Guará ocorre no último domingo do mês, das 8h às 16h.

No último domingo (28/5), cerca de cinco mil pessoas reuniram-se em uma edição especial da Rua do Lazer do Guará

Fomento ao programa Rua do Lazer

[Olho texto=”“É um dia importante, que gera parcerias e até mesmo renda e emprego para a própria comunidade”” assinatura=”Carlos Pontes, subsecretário de Projetos e Eventos de Modalidades Esportivas” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o subsecretário de Projetos e Eventos de Modalidades Esportivas, Carlos Pontes, a SEL pretende fomentar o programa entre as administrações regionais para que o projeto alcance outras localidades. “Temos o objetivo de incentivar a prática esportiva, por meio de um evento familiar, levar o lazer para as comunidades locais, que muitas vezes não têm acesso às atividades e aos brinquedos. Levar essa opção para uma família de baixa renda, próximo à residência dela, é muito legal; então, queremos fomentar esse dia de lazer e articular com as RAs para que abracem o programa”, acredita.

De acordo com Pontes, a pasta dá todo o suporte para a realização da iniciativa e orienta como acionar outros órgãos para a realização dos eventos. “Levamos algumas atividades para a comunidade, e a administração tem que se articular na base, com o comércio local, com a população e com os outros órgãos do GDF para a implantação da Rua de Lazer. É um dia importante, que gera parcerias e até mesmo renda e emprego para a própria comunidade”, completa.

Como participar

As administrações que têm o interesse de levar as atividades para as localidades precisam manifestar o interesse para a implementação do programa, por meio de requerimento, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O processo de solicitação de implantação passará por análise do corpo técnico de órgãos como as secretarias DF Legal, de Transporte e Mobilidade (Semob) e de Segurança Pública (SSP), além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Departamento de Trânsito (Detran) para estabelecer os melhores pontos para a realização do programa em cada região.

Programa Rua do Lazer fomenta atividades esportivas nas RAs