05/06/2023 às 18:56

Projeto ‘De Cara Nova’ restaura área de Brazlândia

Em comemoração ao aniversário da cidade, SLU entrega, nesta terça (6), mais um ponto recuperado e lança a campanha Descarte Legal

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Nesta terça-feira (6), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) entrega mais uma área restaurada pelo projeto De Cara Nova, que tem como objetivo eliminar os maiores pontos de descarte irregular no Distrito Federal. De janeiro deste ano até o início de maio, a ação já retirou quase 4 mil toneladas de entulho de lixões espalhados pela cidade.

O SLU instala sinalizações educativas com placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte de lixo e entulhos | Foto: Divulgação/SLU

Em Brazlândia, o SLU disponibiliza para a população dois papa-entulhos localizados no Núcleo de Limpeza de Brazlândia – Área Especial 02 Norte, Lote K, Setor Norte (próximo à 18ª Delegacia de Polícia) e na Quadra 33, Área Especial nº 3, Vila São José, BR-430, km 01, Sentido Capão da Onça. Apesar da existência dos dois locais, ainda é possível verificar diversos pontos de descarte irregular que são constantemente alvos desse crime ambiental.

A ideia do projeto é recolher resíduos e recuperar os espaços por meio de plantio de mudas e sinalizações educativas com placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte. “O objetivo da ação é chamar a atenção dos moradores com uma ação voltada à educação ambiental e diminuir o número de lixos e entulhos na região”, afirma Sílvio Vieira, presidente do SLU.

Projeto Descarte Legal

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), o SLU promoverá ações específicas de conscientização da sociedade, durante a primeira semana de junho. Uma delas será lançada nesta terça-feira (6): o projeto Descarte Legal, que contribui para a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, para minimizar o problema dos pequenos lixões.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O descarte irregular de resíduos é, infelizmente, um problema em todas as regiões do DF. Para minimizar a disposição de lixo e entulho em local inadequado, o SLU realiza campanhas de comunicação e de mobilização, além de dispor de 22 papa-entulhos”, enfatiza Sílvio.

Por ser uma questão cultural, os trabalhos de remoção dos pequenos lixões são realizados continuamente. São mais de 400 pontos mapeados. Mais do que um problema que prejudica a saúde e a qualidade de vida dos moradores, o descarte irregular também onera os cofres públicos, já que o SLU gasta mais de R$ 18 milhões por mês com a coleta de resíduos que deveriam estar nas lixeiras e nas caçambas, mas que estão nas ruas e nos terrenos baldios.

Serviço
Projeto De Cara Nova e lançamento do Descarte Legal em Brazlândia
– Data: terça-feira (6)
– Horário: 10h
– Local: EQ 02/04 Lote A (ao lado do CEE- Cinebraz)

*Com informações do SLU