05/06/2023 às 13:48

Zoo instala ecobarreira no Córrego Guará para contenção de lixo

Ação faz parte da Semana do Meio Ambiente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, com projetos voltados à preservação da natureza e dos recursos naturais

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) iniciou, na manhã desta segunda-feira (5), a instalação da ecobarreira do Córrego Guará. A estrutura faz parte de um dos projetos de educação ambiental da Semana do Meio Ambiente e tem o objetivo de mostrar a importância de minimizar o descarte irregular de lixo na água. A ecobarreira funciona como contenção de lixo, sendo geralmente confeccionada com algum vasilhame flutuante (galões ou garrafas pet) envolto por uma rede.

O artefato é instalado entre as margens do corpo hídrico e é capaz de reter resíduos plásticos para posterior coleta. Assim, além de conter material trazido pela correnteza do Córrego Guará, a instalação da ecobarreira permitirá obter uma estimativa dos tipos e quantidades de resíduos de ocorrência no corpo hídrico, informações que contribuem para o planejamento de ações contínuas para a preservação e recuperação do córrego.

“Essa ação é muito importante para sensibilizar e conscientizar sobre a relação entre nossos hábitos de consumo e descarte de plásticos e como isso impacta os corpos hídricos, a qualidade da água que consumimos e a vida silvestre como um todo. Nos faz pensar que tipo de compromisso temos com o futuro do planeta e de nós mesmos”, destaca o chefe do Núcleo de Práticas Sustentáveis do Zoológico de Brasília, Roger Conrado Lopes.

A ecobarreira, que é confeccionada com vasilhame flutuante, tem o objetivo de reter resíduos plásticos para posterior coleta | Foto: Leonardo Viana

A ação conta com o apoio de integrantes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) do Guará e da Candangolândia e do Grupo de Escoteiros Candango. Mais de 20 pessoas trabalharam na instalação nesta manhã.

Córrego Guará

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília e o Instituto Brasília Ambiental são responsáveis pela gestão da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, unidade de conservação onde se localiza o Córrego Guará. A água se encontra com a do Córrego do Riacho Fundo, um dos principais afluentes do Lago Paranoá, e abriga o pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei), espécie de peixe encontrada apenas naquele local e em risco de extinção.

Uma das missões da FJZB é contribuir para a conservação do património de biodiversidade do Distrito Federal, por meio da manutenção de programas de conservação e pesquisa, em especial nas áreas de cerrado, e promover a conscientização ecológica dos visitantes durante atividades interativas de educação ambiental.

*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília