07/06/2023 às 15:57, atualizado em 07/06/2023 às 17:01

Confira o que abre e o que fecha no Corpus Christi

Saiba como a capital vai funcionar nesta quinta-feira (8)

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Nesta quinta-feira (8) é celebrado o feriado católico de Corpus Christi, que homenageia o sacramento da eucaristia. A expressão Corpus Christi significa “corpo de Cristo”, lembrando o registro bíblico da última ceia, realizada em uma quinta-feira santa. Confira abaixo uma relação dos horários de funcionamento de vários setores do DF durante o feriado.

Metrô

O Metrô-DF terá funcionamento normal nesta quinta-feira, das 5h30 às 23h30.

Ônibus

Ônibus do transporte público coletivo vão circular no feriado com a tabela horária de domingo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Secretaria de Transporte e Mobilidade informa que os ônibus do transporte público coletivo do DF circularão no feriado com a tabela horária de domingo.

A Semob determinou reforço nas linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto, para atender o público que vai participar das celebrações previstas na Esplanada dos Ministérios. As linhas serão reforçadas a partir das 12h e ao final do evento, previsto para o período entre as 20h30 e as 21h.

Trânsito

Nos dias 8 e 9 deste mês não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal do Detran-DF, funcionarão normalmente.

Nesta quinta não haverá operações de reversão do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) nem expediente para atendimento ao público no setores de Multas e Penalidades e Protocolo.

O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado ao trânsito de veículos e aberto ao público nesta quinta, entre as 6h e as 18h.

DF Legal

Os núcleos de atendimento estarão fechados entre quinta e domingo. Já as fiscalizações que competem a esta secretaria ocorrerão normalmente.

Saúde

Vacinação contra gripe e covid-19 estará disponível no Zoológico de Brasília | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

O feriado de Corpus Christi também é dia de se proteger. Equipes da Secretaria de Saúde farão vacinação no Jardim Zoológico de Brasília, das 9h às 17h, contra a gripe (influenza) e covid-19. Bebês a partir de seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos serão atendidos. Basta levar um documento com foto e o cartão de vacina. O atendimento será prestado das 9h às 17h.

O Samu terá atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta, inclusive no sábado, no domingo e no feriado de Corpus Christi.

As unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e as unidades do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta neste feriado. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem na quinta-feira, no sábado e no domingo. No entanto, na sexta e na segunda-feira (12), os trabalhos prosseguem normalmente. Localize seu Caps de referência no site Busca Saúde.

As farmácias de alto custo estarão fechadas.

A Fundação Hemocentro estará fechada.

Os ambulatórios e policlínicas não abrem.

Hvep

O Serviço Veterinário Público (Hvep) estará fechado para atendimento. A internação para os animais já hospitalizados vai continuar funcionando integralmente.

Cultura e lazer

Estarão abertos:

? Concha Acústica, das 9h às 18h;
? Fundação Jardim Zoológico de Brasília, das 9h às 17h;
? Centro Cultural Três Poderes – Museu da Cidade, Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria, das 9h às 17h;
? Centro Cultural de Planaltina, das 9h às 18h;
? Espaço Renato Russo, das 10h às 20h;
? Jardim Botânico de Brasília, das 9h às 17h;
? Memorial dos Povos Indígenas, das 9h às 17h;
? Museu de Arte de Brasília, das 10h a 19h;
? Museu do Catetinho, das 9h às 17h;
? Museu Vivo da Memória Candanga, das 9h às 17h.

Estarão fechados:

? Biblioteca Nacional de Brasília;
? Biblioteca Pública de Brasília;
? Eixo Cultural Ibero-Americano;
? Casa do Cantador;
? Centro de Dança;
? Complexo Cultural de Samambaia.

Torre de TV

O mirante vai funcionar das 9h às 18h45; as fontes luminosas, das 10h às 14h e das 16h às 0h.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente no ponto facultativo de sexta-feira. Confira abaixo a lista com os horários de funcionamento dos parques.

? Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias das 5h às 22h
? Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias das 6h às 20h
? Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias das 8h às 18h
? Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias das 6h às 20h
? Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias das 6h às 20h
? Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias das 6h às 22h
? Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico Olhos d’água: aberto todos os dias (portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h)
? Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias das 6h às 22h
? Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias das 6h às 18h
? Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias 6h às 20h
? Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias das 7h às 18h
? Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias das 6h às 22h.

Forças de segurança

Os serviços prestados à população pelo telefone 190 e patrulhamento das cidades continuam normalmente durante o feriado.

O Corpo de Bombeiros funcionará em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

A Polícia Civil do DF funcionará conforme abaixo:

Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. São elas: 1ª DP, 2ª DP, 3ª DP, 4ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 8ª DP, 9ª DP, 10ªDP, 11ªDP, 12ª DP, 13ª DP, 14ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 17ª DP, 18ª DP, 19ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 29ª DP, 30ª DP, 31ª DP, 32ª DP, 33ª DP, 35ª DP e 38ª DP. Também funcionam em regime de 24h as duas delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Funcionam como centrais de flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Defesa Civil mantém equipes de técnicos plantonistas 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode ligar para os telefones 193 ou 199.

A Secretaria da Mulher informa que nesta quinta-feira apenas o alojamento da Casa da Mulher Brasileira funcionará.

Caesb

Não haverá expediente na Caesb, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, a agência virtual, o app, o site e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.

CEB

As demandas de postes apagados ou com defeito seguirão sendo atendidas no feriado, assim como ocorre no fim de semana. Somente a parte administrativa da CEB não vai funcionar.

Restaurantes comunitários

Os restaurantes comunitários estarão fechados nesta quinta.

Unidades socioassistenciais

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechadas.

Os dois centros Pop funcionam normalmente, das 7h às 17h, assim como a Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as unidades de acolhimento.

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania  (Sejus) informa que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta nesta quinta. As unidades do Procon, Conselho Tutelar, Centro Integrado 18 de Maio e núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechadas.

Demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes contatos:

? Conselhos tutelares: Cisdeca, no telefone 125;
? Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h;
? Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620, em regime de plantão.

As unidades do Na Hora estarão fechadas.

Limpeza urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que as unidades operacionais do SLU funcionarão normalmente na quinta-feira. Estarão em operação, em regime de plantão, a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de recuperação de recicláveis (IRRs), transbordos e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos.

As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado neste link.