Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
07/06/2023 às 18:40
Em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, Hospital Regional da Asa Norte promoveu debate sobre o tema
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) promoveu uma série de palestras para reforçar o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Durante o evento, que reuniu servidores, pesquisadores, voluntários e o público em geral, foi apresentada a história da Unidade de Queimados do Hran. “A prevenção de queimaduras elétricas” foi o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) para a campanha deste ano.
“Ações de conscientização são fundamentais”, resumiu a diretora do Hran, Mariana Alcazas. “O Corpo de Bombeiros, por exemplo, possui uma atuação extraordinária no ambiente extra-hospitalar, assim como a equipe da Unidade de Queimados do Hran, que dedica muito esforço aos pacientes do setor e à disseminação de orientações sobre o tema.” O evento foi realizado na manhã desta terça (6).
Durante todo o mês, haverá atividades de orientação destinadas a profissionais de saúde e a pacientes, com palestras e capacitações nos centros de tratamento de queimados.
Desde o atendimento de emergência até a reabilitação, o Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras no Distrito Federal. A Unidade de Queimados recebe cerca de 3 mil pacientes por ano, com uma média de internação de 10% (cerca de 300 casos anuais).
Após um grave acidente com a rede elétrica aos dez anos, Eliseu França teve queimaduras que resultaram na amputação de parte do braço esquerdo e de um dedo do pé. “Dedico-me ao trabalho voluntário no hospital para apoiar a unidade, pois a equipe salvou a vida de meu filho”, conta a mãe dele, Ana França. Atualmente, a Associação de Prevenção e Intervenção em Queimaduras apoia pacientes, fornecendo filtro solar, óleo hidratante, passagens e malhas compressivas.
O que fazer?
No caso de qualquer queimadura, é essencial buscar atendimento médico. Antes de chegar ao hospital, alguns cuidados precisam ser tomados: imediatamente após o acidente, o local deve ser resfriado com água corrente em temperatura ambiente e protegido com um pano limpo para evitar infecções.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
O responsável técnico pela equipe de transplante de pele do Hran, Fernando Pontes, alerta para o fato de que, além da água corrente, não se deve utilizar nenhum outro produto ou substância, sob o risco de causar danos ou piorar a queimadura.
“Dependendo da região do país, as pessoas usam manteiga, borra de café, clara de ovo, água sanitária, produtos sujos e contaminados. Isso pode transformar uma queimadura superficial em uma lesão profunda”.
O pronto-socorro de queimados do Hran funciona 24 horas, todos os dias da semana. Após os primeiros cuidados, caso seja preciso, o paciente é encaminhado para a internação. Além de atender o público do Entorno do DF, a unidade é referência para o Centro-Oeste, o norte de Minas Gerais e o oeste baiano.
*Com informações da Secretaria de Saúde